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DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. 

A Igreja Presbiteriana do Brasil aplica o batismo infantil aos filhos dos crentes. Mas, a sua base bíblica e teológica difere dos argumentos usados pelos católicos romanos sobre a mesma prática. 

Primeiro, o batismo infantil presbiteriano não regenera a criança batizada, mas sinaliza que os filhos dos crentes pertencem à igreja. O batismo infantil católico ele é aplicado aos bebes como uma necessidade para remover o pecado original e, portanto regenerativo ou salvador (o batismo é ex opere operato). 

Segundo, o batismo infantil presbiteriano se baseia na doutrina da aliança da graça de Deus. Ele representa o relacionamento de aliança que os cristãos têm com Deus de uma maneira análoga à circuncisão sob a Antiga Aliança.  Como os hebreus trouxeram seus filhos para a circuncisão para simbolizar sua participação no povo da aliança, os cristãos trazem seus filhos para o batismo com o mesmo propósito. O batismo infantil católico baseia-se no conceito eclesiológico que a salvação está na igreja e fora dela às crianças não serão salvas. 

Terceiro, o batismo infantil presbiteriano não se baseia na fé da criança, mas na fé dos pais. Eles entendem que os filhos são herança do Senhor e que os mesmos devem conhecer e temer ao Senhor. Eles querem que a fé salvadora que possuem seja dada também ao filho. No ato do batismo, os pais assumem o compromisso de criar o filho na Palavra de Deus, crendo que Deus é fiel para produzir fé e conversão no coração da criança. A graça da salvação só procede de Deus. Os filhos batizados na infância, mais tarde, espontaneamente, professarão publicamente a sua fé em Jesus Cristo. O batismo infantil católico romano baseia-se na fé da igreja. Ela batiza as crianças porque tem poder e autoridade para isso, como uma mãe que gera os seus filhos. Ela entende que a Igreja tem poder para transmitir a graça salvadora. 

Rev. Arival Casimiro 
Arival Dias Casimiro

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