Pular para o conteúdo principal

EBD: Um Caminho de Crescimento



ArtigosVida Cristã

0

Todo cristão deve ter vontade de conhecer mais de Deus e crescer no conhecimento de Dele através do ensino saudável das Escrituras “Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.” 2 Pe 1:3. O verdadeiro cristão tem necessidade genuína de alimento espiritual, que só pode ser obtido pelo estudo claro, continuado e progressivo da Palavra de Deus. É dentro dessa realidade que quero ressaltar a importância da Escola Bíblica Dominical (EBD).

Breve Histórico

A moderna Escola Dominical nasce por intermédio de um homem, o jornalista episcopal Robert Raikes. Tinha 44 anos quando saiu pelas ruas a convidar pequenos transgressores a que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, ministrava várias matérias seculares, tais como: matemática, história e inglês.

Mas somente em 1783, após três anos de oração, observações e experimentos, que Robert Raikes resolveu divulgar os resultados de sua obra pioneira. No dia três de novembro de 1783, Raikes publica, em um jornal de sua propriedade, tudo o que já havia acontecido nestes três anos de seu trabalho com crianças. E ali estava lançado os fundamentos da Atual EBD.

No Brasil os missionários escoceses Robert e Sara Kalley são considerados os fundadores da Escola Dominical. O casal iniciou a primeira escola dominical no Brasil em 19 de agosto de 1855 em Petrópolis – RJ.

Importância na vida do Cristão

Boa parte das razões que julgo serem motivadoras para que um cristão frequente a EBD são baseadas na necessidade de se aprender mais de Deus, vamos a elas:

Devo frequentar a EBD por causa do amor a Cristo e sua Palavra. (Jo 14.21)Para que não sejamos enredados pelas heresias e desvios doutrinários do nosso tempo. (Mt 22.29)Porque a Escola Bíblica Dominical é um lugar propício para a descoberta, crescimento e capacitação de novos ministérios.Para não sermos “levado por ventos de doutrina” (Ef 4:14).

Outro ponto importante é sobre a comunhão. A EBD é uma excelente oportunidade de gerar comunhão e conhecer as defasagens intelectuais (de conhecimento bíblico, na verdade) dos irmãos e ajudá-los a crescer. Porque a igreja se desenvolve de forma relacional, comunitária e intelectual através do estudo sistemático da Palavra de Deus.

Além de que “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos sofrerá aflição” (Pv 13:10) estar junto a irmãos mais sábios e mais experientes na palavra e poder compartilhar suas dúvidas e questionamentos é uma excelente ferramenta pra o crescimento da comunhão e do conhecimento, é também uma amostra de como a igreja deve funcionar, como um organismo, cada um auxiliando e desejando o crescimento do próximo.

O que devo fazer para aproveitar melhor a escola dominical?

Estudar a lição em casa, não chegue de mãos abanando, não é responsabilidade apenas do professor seu crescimento no conhecimento bíblico, é, muito mais, sua. Além do fato de que seu conhecimento prévio, pode ajudar a aula e ser um facilitador da lição, tanto ao professor, quanto para os demais irmãos na aula.

Me permita ser repetitivo: o estudo da palavra deve ser feito em casa, em seus quartos, com sua família. A responsabilidade de crescer é individual.

E por favor, não deixe o futebol de domingo atrapalhar sua EBD, não deixe a formula 1 ou a preguiça de final de semana. Ir a EBD prova tbm que você “amar ao Senhor acima de todas as coisas”Busque as coisas do reino de Deus e o resto vos será acrescentado.

A EBD é uma excelente ferramenta nas mãos da igreja para que cresçamos em graça e conhecimento, porém se isso não vier acompanhado de uma busca por conhecimento, intrínseca de cada cristão, pessoal e individual, está ferramenta perderá completamente seu valor.

Fonte:Facebook Reformai

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO?

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO? Muito se discute a respeito de um tal de linguas dos anjos, alguns chegam a afirmar que a lingua dos anjos são as línguas faladas nos círculos pentecostais de hoje "os famosos labaxurias decantarabias" mas será? O texto que me intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. Mas afinal, que línguas são essas? Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem? (1) O texto em suma é este: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). A primeira coisa a se compreender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais que os anjos falam. Sempre que anjos são mencionados conversando com p...

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.  A Igreja Presbiteriana do Brasil aplica o batismo infantil aos filhos dos crentes. Mas, a sua base bíblica e teológica difere dos argumentos usados pelos católicos romanos sobre a mesma prática.  Primeiro, o batismo infantil presbiteriano não regenera a criança batizada, mas sinaliza que os filhos dos crentes pertencem à igreja. O batismo infantil católico ele é aplicado aos bebes como uma necessidade para remover o pecado original e, portanto regenerativo ou salvador (o batismo é ex opere operato).  Segundo, o batismo infantil presbiteriano se baseia na doutrina da aliança da graça de Deus. Ele representa o relacionamento de aliança que os cristãos têm com Deus de uma maneira análoga à circuncisão sob a Antiga Aliança.  Como os hebreus trouxeram seus filhos para a circuncisão para simbolizar sua participação no povo da aliança, os cristãos trazem seus filhos...

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? O LENÇO DOBRADO (João 20,7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo... aquele que Jesus tanto amara {João} e disse-lhe ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram." Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver... O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele t...