“Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. (Mateus 3:11)
Alguns afirmam que seria o batismo com o Espírito Santo seguido do falar em línguas. Mas, será que existe algum problema com alguns? Pois, se é um dom vindo do Espirito Santo, é correto também afirmar que nem todos irão falar em línguas? Todo crente deverá ser batizado com fogo ou só alguns receberão essa bênção? Afinal, o que é ser batizado com fogo, de acordo com Mateus 3:11? Vamos fazer uma análise do texto citado, assim como de todo contexto bíblico. E dessa forma conseguiremos esclarecer facilmente o significado dessa expressão usada pelo profeta João Batista.
(1) A primeira pergunta que temos de responder é a seguinte: para quem João Batista dirigiu essa palavra? Observando o contexto, vemos que muitos iam até João Batista e, arrependidos de seus pecados, eram batizados por ele com água (Mateus 3:5-7). Mas entre estes, alguns iam com outros propósitos; estes são identificados como os fariseus e saduceus (Mateus 3:7). Foi diretamente a eles que João disse essa palavra, que começa no verso 7: “Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?”
(2) João questiona veementemente a falsidade e hipocrisia do arrependimento dos fariseus e saduceus (Mateus 3:8-9). Eles estavam ali com outros objetivos, não com o real propósito de se arrependerem dos seus pecados e viver uma nova vida. Nesse contexto João diz algo interessante a eles que nos ajudará a compreender o que significa batismo com fogo: “Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo” (Mateus 3:10). O fogo citado aqui, claramente aponta para o julgamento de Deus e a justa condenação dos ímpios.
(3) Dentro desse contexto João continua sua fala aos fariseus e saduceus e, claro, para aqueles que deveriam estar ali ouvindo toda essa conversa, explicando a eles da vinda do Messias, que seria maior do que ele (Mateus 3:11). Esse Messias estaria apto a oferecer dois batismos, sendo: o batismo com o Espirito Santo: é o batismo do arrependimento, a morte para a velha vida, a purificação dos pecados, a nova vida, etc. E o batismo com fogo: Esse é o batismo no qual os perversos serão batizados, conforme o próprio João explica na sequência: “A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível” (Mateus 3:12).
(4) Esse trigo que será recolhido no celeiro são os salvos, os batizados com o Espírito Santo, os selados pelo Espírito Santo da promessa (Efésios 1:13). Já a palha que será jogada em fogo inextinguível são os ímpios, batizados com o fogo do juízo de Deus. Como vimos, todo o contexto usa o fogo como símbolo do juízo de Deus sobre os perversos.
(5) Sabemos que nas Escrituras Sagradas o fogo é usado com diversos significados, que pode ser desde um símbolo de purificação, e de provação, do juízo, etc. Porém para o sentido da palavra fogo em Mateus 3, uso corretamente não é o que muitos pentecostais afirmam, e o sentido da palavra fogo é corretamente atribuído a um texto, e é importante avaliar cada contexto para não cometer erros de interpretações e fundarmos uma nova doutrina em cima de versículos isolados. Como vimos claramente o batismo com fogo é claramente identificado como o batismo que Deus aplica aos ímpios, um batismo de condenação justa.
Assim, caro leitor, o crente verdadeiro não deve ser batizado com esse fogo citado no texto, pois se o for, nem mesmo poderá mais ser chamado de crente. Antes, o batismo com fogo citado por João Batista, será um batismo de condenação.
Fonte:Não há heresias
Alguns afirmam que seria o batismo com o Espírito Santo seguido do falar em línguas. Mas, será que existe algum problema com alguns? Pois, se é um dom vindo do Espirito Santo, é correto também afirmar que nem todos irão falar em línguas? Todo crente deverá ser batizado com fogo ou só alguns receberão essa bênção? Afinal, o que é ser batizado com fogo, de acordo com Mateus 3:11? Vamos fazer uma análise do texto citado, assim como de todo contexto bíblico. E dessa forma conseguiremos esclarecer facilmente o significado dessa expressão usada pelo profeta João Batista.
(1) A primeira pergunta que temos de responder é a seguinte: para quem João Batista dirigiu essa palavra? Observando o contexto, vemos que muitos iam até João Batista e, arrependidos de seus pecados, eram batizados por ele com água (Mateus 3:5-7). Mas entre estes, alguns iam com outros propósitos; estes são identificados como os fariseus e saduceus (Mateus 3:7). Foi diretamente a eles que João disse essa palavra, que começa no verso 7: “Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?”
(2) João questiona veementemente a falsidade e hipocrisia do arrependimento dos fariseus e saduceus (Mateus 3:8-9). Eles estavam ali com outros objetivos, não com o real propósito de se arrependerem dos seus pecados e viver uma nova vida. Nesse contexto João diz algo interessante a eles que nos ajudará a compreender o que significa batismo com fogo: “Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo” (Mateus 3:10). O fogo citado aqui, claramente aponta para o julgamento de Deus e a justa condenação dos ímpios.
(3) Dentro desse contexto João continua sua fala aos fariseus e saduceus e, claro, para aqueles que deveriam estar ali ouvindo toda essa conversa, explicando a eles da vinda do Messias, que seria maior do que ele (Mateus 3:11). Esse Messias estaria apto a oferecer dois batismos, sendo: o batismo com o Espirito Santo: é o batismo do arrependimento, a morte para a velha vida, a purificação dos pecados, a nova vida, etc. E o batismo com fogo: Esse é o batismo no qual os perversos serão batizados, conforme o próprio João explica na sequência: “A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível” (Mateus 3:12).
(4) Esse trigo que será recolhido no celeiro são os salvos, os batizados com o Espírito Santo, os selados pelo Espírito Santo da promessa (Efésios 1:13). Já a palha que será jogada em fogo inextinguível são os ímpios, batizados com o fogo do juízo de Deus. Como vimos, todo o contexto usa o fogo como símbolo do juízo de Deus sobre os perversos.
(5) Sabemos que nas Escrituras Sagradas o fogo é usado com diversos significados, que pode ser desde um símbolo de purificação, e de provação, do juízo, etc. Porém para o sentido da palavra fogo em Mateus 3, uso corretamente não é o que muitos pentecostais afirmam, e o sentido da palavra fogo é corretamente atribuído a um texto, e é importante avaliar cada contexto para não cometer erros de interpretações e fundarmos uma nova doutrina em cima de versículos isolados. Como vimos claramente o batismo com fogo é claramente identificado como o batismo que Deus aplica aos ímpios, um batismo de condenação justa.
Assim, caro leitor, o crente verdadeiro não deve ser batizado com esse fogo citado no texto, pois se o for, nem mesmo poderá mais ser chamado de crente. Antes, o batismo com fogo citado por João Batista, será um batismo de condenação.
Fonte:Não há heresias
Comentários
Postar um comentário