Pular para o conteúdo principal

04 dicas aos meninos da internet que querem discutir teologia

Por Renato Vargens 



Eu já escrevi inúmeras vezes tanto nesse BLOG como nas Redes Sociais a minha alegria em ver os jovens sedentos pelas Escrituras e teologia. Tenho louvado a Deus por aquilo que o Espirito Santo tem feito na vida de muitos rapazes e moças Brasil à fora. Contudo, particularmente confesso que fico assustado com a forma autoritária com que alguns jovens tem se dirigido  àqueles que pensam diferente de suas percepções teológicas. Para piorar a situação, tenho visto  alguns garotos promovendo deboches e achincalhes a homens bem mais velhos que eles. Nessa perspectiva teólogos respeitados como Franklin, Ferreira, Augustus Nicodemus, Heber Campos, Leandro Lima , dentre tantos outros tem sido ridicularizados por meninos de internet. 

Outro dia soube de um caso de um rapaz que afrontou desrespeitosamente um dos mais capazes e saudáveis pastores brasileiros numa rede social. Noutra ocasião testemunhei um adolescente seminarista chamando a atenção de forma áspera e desrespeitosa homens e mulheres com idades para serem seus pais simplesmente porque pensavam diferente daquilo que ele acreditava ser correto. Há pouco soube de outro adolescente com pouquíssimo tempo de conversão, que ao ler sobre um fato ocorrido em uma Igreja bem conhecida no Brasil, exigiu do pastor explicações. Isso mesmo, o menino escreveu para o pastor, um experiente líder brasileiro exigindo respostas. 

Pois é, entendo que a discussão teológica seja saudável, o que não dá para entender é o escárnio usado por esses garotos. 

Isto posto, elenco quatro sugestões as quais compartilho com os jovens que desejam discutir teologia na internet:

1- Não usem de desonestidade intelectual. Lembre-se que a mentira afronta a santidade do Senhor e os que agem desta maneira além de pecar contra os irmãos, pecam contra Deus.

2-  As Escrituras nos ensinam a tratar os mais velhos com respeito. Alguns dos pastores atacados por esses garotos,  possuem idade para serem seus avós, e como tais deveriam ser tratados com deferência e dignidade.

3- Lembre-se que toda ação gera uma reação. Debates acadêmicos são saudáveis e glorificam a Deus, agora, deboches e achincalhes promovidos no anonimado fere a constituiçãobrasileira, e concede ao ofendido o direito de responder ao ofensor no rigor da lei.

4- Procure avaliar se a forma com que lida com pastores mais velhos nas Redes Sociais tem glorificado a Deus e edificado a sua igreja. 

Pense nisso!

Renato Vargens 


http://renatovargens.blogspot.com.br/2017/06/04-dicas-aos-meninos-da-internet-que.html?m=1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO?

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO? Muito se discute a respeito de um tal de linguas dos anjos, alguns chegam a afirmar que a lingua dos anjos são as línguas faladas nos círculos pentecostais de hoje "os famosos labaxurias decantarabias" mas será? O texto que me intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. Mas afinal, que línguas são essas? Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem? (1) O texto em suma é este: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). A primeira coisa a se compreender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais que os anjos falam. Sempre que anjos são mencionados conversando com p...

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.  A Igreja Presbiteriana do Brasil aplica o batismo infantil aos filhos dos crentes. Mas, a sua base bíblica e teológica difere dos argumentos usados pelos católicos romanos sobre a mesma prática.  Primeiro, o batismo infantil presbiteriano não regenera a criança batizada, mas sinaliza que os filhos dos crentes pertencem à igreja. O batismo infantil católico ele é aplicado aos bebes como uma necessidade para remover o pecado original e, portanto regenerativo ou salvador (o batismo é ex opere operato).  Segundo, o batismo infantil presbiteriano se baseia na doutrina da aliança da graça de Deus. Ele representa o relacionamento de aliança que os cristãos têm com Deus de uma maneira análoga à circuncisão sob a Antiga Aliança.  Como os hebreus trouxeram seus filhos para a circuncisão para simbolizar sua participação no povo da aliança, os cristãos trazem seus filhos...

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? O LENÇO DOBRADO (João 20,7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo... aquele que Jesus tanto amara {João} e disse-lhe ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram." Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver... O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele t...