Pular para o conteúdo principal

O CRENTE POR SER POBRE ESTÁ DEBAIXO DE MALDIÇÃO?



Por Renato Vargens

A Teologia da Prosperidade ensina que ser pobre é uma maldição, e que todo cristão deve ser rico materialmente.
Para os defensores deste pensamento teológico, uma pessoa ao se converter deve deixar de ser pobre transformando-se pelo poder de Deus num individuo rico. E se porventura  isso não acontecer significa dizer que a pessoa em questão encontra-se debaixo de maldição tornando-se necessário então uma quebra de maldição na vida do desgraçado.
Caro leitor, vejamos o que Bíblia tem a nos dizer sobre o pobre:

1-) Deus fez o rico e o pobre: . "O rico e o pobre se encontram; a um e a outro faz o SENHOR." (Pv. 22:02)

2-) Deus manda ajudar os pobres: (Is. 58.6-7). Em Dt. 15.11 está escrito: “…nunca cessará o pobre do meio da terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão (…) para o teu pobre na tua terra”

3-) Deus escolheu os pobres do mundo (Tg. 2.5). Quando Jesus andou na terra, anunciou o evangelho principalmente a eles (Mt. 11.25; 19.21; Lc. 4.18). O próprio Jesus enquanto aqui no mundo não era rico (Lc. 9.58).

4-) Deus não faz acepção de pessoas. Tiago ensina que não devemos desprezar os pobres. Todos devem ser tratados da mesma maneira nas igrejas cristãs (Tg. 2.1-6).

Ora, em nenhum momento nas Escrituras você encontrará um texto proferido por Cristo ou pelos apóstolos dizendo: "Receba Jesus e ficarás rico." ou ainda, "Aceite a Cristo e nunca mais serás pobre."
Prezado amigo, se a teologia da prosperidade fosse verdadeira não haveriam cristãos pobres. Eu particularmente conheço inúmeros irmãos em Cristo, fiéis a Deus que não enriqueceram depois de suas conversões. Conheço lugares tanto no Brasil quanto no exterior, onde amados do Senhor vivem com dificuldade. Em virtude disso é justo afirmar que estes não possuem a bênção do Senhor e por isso encontram-se debaixo de maldição? É claro que não.
Talvez ao ler esse texto você esteja dizendo consigo mesmo: "Eu não concordo! Eu quero ser próspero, mudar de vida, crescer profissionalmente."
Veja bem, seu desejo é licito, o que não é lícito é querer fazer de Deus um gênio da lâmpada mágica.
Quer prosperar? Trabalhe, estude e se dedique naquilo que faz a ponto de se transformar no melhor. O reformador francês João Calvino acreditava que a prosperidade era possível desde que fosse consequência direta do trabalho. Isso mesmo! Prosperidade se dá mediante o trabalho e não por profecias descabidas de profetas manipuladores cujo interesse está efetivamente no seu dinheiro.
Isto posto, Seja o melhor eletricista, pedreiro, médico, engenheiro, garçon, advogado ou qualquer outra profissão e verás que não lhe faltarão oportunidades para crescer e prosperar. Agora, por favor não afirme que Deus deseja que todos sejam ricos e quem não o é encontra-se debaixo de maldição. Afirmar isso além de demonstrar um grande desconhecimento da palavra de Deus, coloca um jugo pesado nos ombros daqueles que vivem a vida com enorme sacríficio.

#DefensordoEvangelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO?

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO? Muito se discute a respeito de um tal de linguas dos anjos, alguns chegam a afirmar que a lingua dos anjos são as línguas faladas nos círculos pentecostais de hoje "os famosos labaxurias decantarabias" mas será? O texto que me intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. Mas afinal, que línguas são essas? Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem? (1) O texto em suma é este: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). A primeira coisa a se compreender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais que os anjos falam. Sempre que anjos são mencionados conversando com p...

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.  A Igreja Presbiteriana do Brasil aplica o batismo infantil aos filhos dos crentes. Mas, a sua base bíblica e teológica difere dos argumentos usados pelos católicos romanos sobre a mesma prática.  Primeiro, o batismo infantil presbiteriano não regenera a criança batizada, mas sinaliza que os filhos dos crentes pertencem à igreja. O batismo infantil católico ele é aplicado aos bebes como uma necessidade para remover o pecado original e, portanto regenerativo ou salvador (o batismo é ex opere operato).  Segundo, o batismo infantil presbiteriano se baseia na doutrina da aliança da graça de Deus. Ele representa o relacionamento de aliança que os cristãos têm com Deus de uma maneira análoga à circuncisão sob a Antiga Aliança.  Como os hebreus trouxeram seus filhos para a circuncisão para simbolizar sua participação no povo da aliança, os cristãos trazem seus filhos...

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? O LENÇO DOBRADO (João 20,7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo... aquele que Jesus tanto amara {João} e disse-lhe ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram." Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver... O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele t...