Pular para o conteúdo principal

DIALOGAR OU COMBATER OS FALSOS MESTRES?


Por Tiago Vieira
  
 APRENDENDO COM O APÓSTOLO PAULO:

       Para muitos "cristãos" contemporâneos  a igreja deve se calar diante das heresias que os falsos mestres pregam e praticam, alegando que esse não  é o nosso dever como Cristãos, e que somente devemos pregar o Evangelho e deixar os falsos mestres se acertarem com Deus, mas será que  biblicamente eles estão certos? Claro que não!
        Podemos seguir o exemplo dos Apóstolos. Hoje veremos o exemplo  do Apóstolo Paulo, ele que tinha a missão  de pregar o Evangelho ao mundo gentio, ele cumpriu a missão como um bom soldado de Cristo, mas nunca deixou a Verdade ser deturpada por homens amantes de si mesmo, e que não tem amor a Deus nem ao próximo, ele que foi posto para defesa(confirmação) do Evangelho sempre se opôs aos erros doutrinários dos falsos mestres de sua época e nos alertou acerca dos que viriam futuramente (2 Tm 4.3).
        Com o exemplo de Paulo e dos demais Apóstolos cremos que um verdadeiro Cristão deve não somente pregar a Verdade como também defende- la, pois deixar o engano religioso proliferar sem ao menos combate- lo é um ato de covardia e falta de amor a Deus, e a toda Verdade que procede de Deus e ao próximo. 
        Vejamos o exemplo  do Apóstolo  Paulo: Chegando à cidade de Pafos, Paulo teve seu primeiro encontro registrado com um falso mestre religioso, que se chamava Elimas Barjesus.  Paulo  dirigiu-se a ele da seguinte  forma: 
       “Filho do Diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor? (At 13:10-11). Note que Paulo não  busca um diálogo  amigável  com o falso mestre, ele o  repreendeu com toda veemência e o tratou segundo a sua obra em querer  perverter os caminhos do Senhor.
        Por que O Apóstolo  Paulo o tratou dessa forma? Não  devemos tratar as pessoas com amor? Para muito evangélicos  de hoje, Paulo não  agiu como um Cristão genuíno que deve amar as pessoas e para muitos,  até acima da Verdade.
        Distintivamente de muitos evangélicos  pós- modernos Paulo sabia o que estava fazendo, ele agiu com amor a Verdade, amor a Deus e amor a alma de um homem, Sergius Paulus, que estava ouvindo o evangelho e sua alma estava em jogo.
        Diferentemente do Apóstolo Paulo, Hoje vemos evangélicos que praticam  a política  da boa vizinhança, gravam programas de TV e Vídeos  do You tube juntos com hereges, indicam livros, buscando um denominador comum  onde o amor está  acima da Verdade, deixam de pregar contra as heresias para não serem taxados de fundamentalistas e intolerantes, mantendo um diálogo amigável, mesmo que suprimindo  a Verdade querem manter a paz com os hereges andando de mãos dadas por um objetivo  comum, o amor e a paz, porém sem a Verdade e sem Deus. 
        Nunca  vimos o Apóstolo  Paulo chamando para um diálogo os falsos mestres ou os que casualmente se metiam a induzir ao erro religioso, ele não aprovava essa estratégia, até  o Apóstolo  Pedro foi repreendido por Paulo quando  sucumbia ao medo do que os outros poderiam pensar e demonstrava uma consideração exagerada pelos falsos mestres (Gálatas 2:11-14). "Buscar Evitar conflitos nem sempre é o certo. Às vezes, é claramente pecado.

        O objetivo do Apóstolo Paulo era agradar a Deus e não aos homens. Eis uma característica de um servo de Cristo.

        "Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo."(G1: 10).
        "lobos ferozes que se vestem de ovelhas, “falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça” (2Coríntios 11:13-15).
        “Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo,  para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!" (Gl 1:6-8)
        Todo Cristão deve combater as heresias, informar sobre o perigo a todos  que estao sendo levados ao engano pelos falsos mestres, somos ensinados  a manter  distância  daqueles que  não  pregam a Sã Doutrina.
        Todo aquele que se cala diante desses homens que não amam a Deus, estão  participando  das suas más obras.
        “Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. Se alguém chegar a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem. Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas” (2João 9-11).
        Portanto,Conheça o Evangelho, Pregue o Evangelho, defenda o Evangelho.
      

Thiago Vieira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO?

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO? Muito se discute a respeito de um tal de linguas dos anjos, alguns chegam a afirmar que a lingua dos anjos são as línguas faladas nos círculos pentecostais de hoje "os famosos labaxurias decantarabias" mas será? O texto que me intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. Mas afinal, que línguas são essas? Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem? (1) O texto em suma é este: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). A primeira coisa a se compreender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais que os anjos falam. Sempre que anjos são mencionados conversando com p...

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.  A Igreja Presbiteriana do Brasil aplica o batismo infantil aos filhos dos crentes. Mas, a sua base bíblica e teológica difere dos argumentos usados pelos católicos romanos sobre a mesma prática.  Primeiro, o batismo infantil presbiteriano não regenera a criança batizada, mas sinaliza que os filhos dos crentes pertencem à igreja. O batismo infantil católico ele é aplicado aos bebes como uma necessidade para remover o pecado original e, portanto regenerativo ou salvador (o batismo é ex opere operato).  Segundo, o batismo infantil presbiteriano se baseia na doutrina da aliança da graça de Deus. Ele representa o relacionamento de aliança que os cristãos têm com Deus de uma maneira análoga à circuncisão sob a Antiga Aliança.  Como os hebreus trouxeram seus filhos para a circuncisão para simbolizar sua participação no povo da aliança, os cristãos trazem seus filhos...

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? O LENÇO DOBRADO (João 20,7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo... aquele que Jesus tanto amara {João} e disse-lhe ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram." Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver... O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele t...