A santificação se refere à experiência de separação para Deus, sendo o efeito da justificação que gera no cristão o desejo ardente pela obediência à Palavra de Deus, porém ele não obedece ou se santifica afim de ser salvo, mas para se tornar a imagem de Cristo através de suas atitudes. (1 Pedro 1:15, Hebreus 12:14).
A santificação tem em vista a separação dos crentes para a finalidade pela qual foram enviados ao mundo: "Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade" (João 17:18-19). Repare Que Ele se separou para o propósito pelo qual foi enviado, é tanto a base quanto a condição do nós mesmos sermos separados para o motivo pelo qual fomos enviados (João 10:36).
A santificação de Cristo é o padrão e o poder para a nossa. O envio e a santificação são inseparáveis. Por causa disso os crentes são chamados de santos, "hagioi", no grego: "os santificados". Enquanto anteriormente o seu comportamento dava testemunho da sua posição no mundo em separação de Deus, agora o seu comportamento deve ser testemunho da sua posição diante de Deus em separação ao mundo.
A santificação é o caminho para a santidade, a palavra grega para ambas significa "uma separação", de primeira uma separação posicional de uma vez por todas a Cristo em nossa salvação; em segundo lugar, uma santidade prática progressiva na vida de um crente enquanto aguarda o retorno de Cristo e, finalmente, uma separação permanente do pecado quando chegarmos ao céu.
Fonte: Não há heresias
Comentários
Postar um comentário