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Negar a justificação pela fé é negar o coração do Evangelho.

Como pastor de uma igreja local, tenho observado como a doutrina da justificação pela fé humilha o orgulhoso, fortalece os fracos na fé, transmite segurança aos temerosos, encoraja os vulneráveis e motiva o amor autosacrificial. Negar esta doutrina é negar o coração e o poder do evangelho. Que o Senhor traga clareza teológica sobre esta doutrina para a sua própria glória e para o bem da sua amada noiva. Veremos razões bíblicas de o porquê negar a Justificação pela fé é um erro sério.

1. Negar a justificação pela fé é negar o coração do Evangelho. No início da carta do Paulo aos Romanos, ele nos diz que o Evangelho é poderoso para salvar. Ele diz: “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” (Romanos 1:16). E depois Paulo explica porque o Evangelho é o poder de Deus para a salvação. “Porque nele (no evangelho), se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito, o justo viverá pela fé” (Romanos 1:17). Portanto, justificação ou justiça pela fé para a vida é o poder do próprio Evangelho. Negar a justificação somente pela fé é negar o poder do Evangelho.

2. Negar a justificação pela fé é tropeçar. Paulo explicou porque uma grande parte de Israel nunca foi salva. Ele escreve: “Que diremos pois? Que gentios que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé, mas Israel que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Porquê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei, pois tropeçaram na pedra de tropeço” (Romanos 9:30-32). Os que buscam um status de justo pelas suas próprias obras tropeçam no evangelho, que ensina que nós somos justos, não pelas nossas próprias obras, mas somente pelas obras de Outro.

3. Negar a justificação pela fé é receber a maldição da Bíblia. No início da sua carta aos Gálatas, Paulo emitiu uma forte advertência. “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gálatas 1:6-8). Um capítulo seguinte, corrigindo a heresia dos Gálatas, Paulo nos mostra que doutrina não devemos negar de modo a evitar a maldição. “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo... porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada” (Gálatas 2:15-16). No que diz respeito à justificação pela fé, Paulo nos diz claramente: “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição” (Gálatas 3:10).

4. Negar a justificação pela fé é uma ofensa que garante a disciplina da igreja. Após advertir contra a busca da justificação pelas obras, Paulo informa aos Gálatas como proceder para com aqueles que negarem este ensino bíblico. Ele escreve: “Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre. De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre” (Gálatas 4.30). Visto que negar a justificação é negar o próprio evangelho, os que procedem de tal modo deveriam ser “expulsos” da igreja.

Acreditar na justificação somente pela fé é acreditar que somente Cristo salva. Paulo afirma: “Não aniquilo a graça de Deus, porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde” (Gálatas 2:21). Os que não acreditam na doutrina bíblica da justificação somente pela fé não estão confiando somente em Cristo para sua justiça, e, portanto, estes não estão salvos. Isto não é para sugerir que alguém deve ter capacidade de articular todas as nuanças da justificação para ser salvo, apenas que em seu coração, ele deve acreditar na doutrina bíblica da salvação.
| Por Tom Hicks

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