1ª Pessoa = Deus Pai
Que o Pai é Deus está evidente em cada verso das Escrituras Sagradas.
Embora haja a Trindade, cada Pessoa não é inferior a outra. Há apenas subordinação funcional das duas outras Pessoas ao Pai. É o modus operandi da Trindade.
2ª Pessoa = Deus Filho
Como comentamos com o princípio de identidade.
Se A é A, então A é de fato A.
Cada Pessoa da Trindade sendo identificada com as qualificações de Deus, só pode Ser o próprio Deus.
A Divindade de Cristo
• Is. 9: 6 -
• Mq. 5: 2
• Mt. 1: 23
• Jo. 1: 1-3
• Jo. 20: 28
• Rm. 9: 5
• Tt. 2: 13
• 2 Pe. 1: 1
• Hb. 1: 8
• 1 Jo. 5: 20
Outras evidências
Jesus faz coisas próprias da divindade (Jo. 5: 19)
– Ressuscita fisicamente (Jo.5: 28-29)
– Ressuscita espiritualmente (Jo. 5: 21)
– Exerce a função de juiz (Jo. 5: 22)
– Ele é o criador do universo (Hb. 1: 10)
– Ele perdoa pecados (Mt. 9: 6)
– Ele reina sobre o universo (Ap. 11: 15)
– Ele recebe adoração divina (Mt. 2: 11; 8: 2; 9: 18; Fl. 2: 11; Ap. 5: 8-14)
3ª Pessoa = Deus Espírito Santo
O Espírito é uma Pessoa
Que convence (Jo. 16: 8-11)
Ele guia à verdade (Jo. 16: 13)
Ele consola pessoas (Jo. 14: 16; 15: 26; 16: 7)
Ele tem sentimentos (Ef. 4: 30)
Ele inspira pessoas (2 Pe. 1: 21; 1 Pe. 1: 11)
Ele é Divino (At. 5: 3-4):
Ele recebe nome divino (2 Co. 3: 17-18)
Ele é onipresente (Sl. 139: 7-8)
Ele é onisciente (1 Co. 2: 10-11)
Ele comunica vida aos pecadores (Jo. 3: 5-6)
Ele santifica pecadores (1 Pe. 1: 2)
Desta forma, compreender a doutrina da Trindade como bíblica é fundamental, sem
ela não podemos de forma alguma formular a fé. Vejam os exemplos dados pelo Dr. Heber:
Se não damos a devida importância a essa doutrina, o assunto da
expiação fica totalmente sem sentido. Se não há a Trindade, não
há encarnação; e se não há encarnação do Verbo, a expiação
torna-se apenas uma apresentação teatral mórbida sem qualquer
significação para nós. Se foi apenas um homem que morreu na
cruz em nosso lugar e em nosso favor, ainda estamos mortos em
nossos pecados.
Se não dermos a devida importância à doutrina da Trindade, o
objeto de nossa fé, Jesus Cristo, é apenas um homem, nada mais.
Somente a doutrina da Trindade é que faz com que vejamos em
Cristo o Verbo encarnado.
Por essas razões, nós, os cristãos, devemos dar uma enorme
importância à Trindade, porque ela está no coração da teologia
cristã e no cerne da nossa redenção. Na história da igreja,
homens e mulheres deram muita importância a essa matéria,
porque dela dependem todos os outros elementos da nossa
fé. Por essa razão, Herman Bavinck diz que "Atanásio
entendeu melhor do que todos os seus contemporâneos que o
cristianismo permanece ou cai com a confissão da divindade de
Cristo e da Trindade”.
Comentários
Postar um comentário