Pular para o conteúdo principal

CINCO RAZÕES PELAS QUAIS PASTORES ESTÃO SENDO DEMITIDOS PELO QUE POSTAM NAS REDES SOCIAIS

CINCO RAZÕES PELAS QUAIS PASTORES ESTÃO SENDO DEMITIDOS PELO QUE POSTAM NAS REDES SOCIAIS

Acabo de ler um artigo de Thom Rainer com esse título. Achei tão pertinente que resolvi fazer um resumo aqui por amor dos pastores que não leem inglês. O artigo está aqui: http://thomrainer.com/2017/03/five-reasons-pastors-getting-fired-social-media-posts/
Rainer, um pesquisador evangélico na área de crescimento de igrejas e ministério pastoral, observa que muitos pastores estão sendo mandados embora de suas igrejas por causa de suas publicações no Facebook e no Twitter. Rainer está falando no contexto americano mas acho que tem semelhança com a situação no Brasil.

De acordo com ele, as igrejas nem sempre dizem ao pastor que ele está sendo mandado embora por causa de suas publicações na internet. Mas o fato tem se tornado cada vez mais frequente. Para Rainer, as cinco atitudes nas redes sociais que acabam causando desgaste e prejudicando o ministério dos pastores são essas.

1- Comentários combativos e sarcásticos feitos de forma generalizada. Tem pastores que estão o tempo todo envolvidos em discussão no Facebook ou Twitter. Eles sempre querem provar que estão certos e vão discutir com quem discorda deles.

2- Comentários de natureza política. Se o pastor vive fazendo comentários políticos no ambiente incendiário de hoje certamente vai ofender alguém. E entre os ofendidos podem estar aqueles que vão lhe empurrar para fora da igreja.

3- Críticas abertas a membros da sua igreja. Pastores que repreendem e criticam membros de sua igreja publicamente geralmente são vistos como idiotas. O público não tem o contexto por detrás desses ataques.

4- Criticas a outras pessoas. Especialmente a pastores conhecidos e líderes cristãos consagrados.

5- Comentários desagradáveis. Pastores que costumam ficar falando mal de outras pessoas ou fazendo comentários negativos sobre tudo o que acontece não ganham nada com isso a não ser o desgosto e desprazer de membros de sua igreja.

Rainer termina o artigo dizendo que o mesmo não é sobre pastores perderem a voz profética. Mas é sobre pastores perderem seu ministério por falta de controle de sua língua digital. As mídias sociais não são o lugar para se envolver em discussões miúdas. As consequências são grandes demais.

"Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã" (Tiago 1:26).

"Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno." (Tiago 3:6).
-Augustus Nicodemus Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO?

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO? Muito se discute a respeito de um tal de linguas dos anjos, alguns chegam a afirmar que a lingua dos anjos são as línguas faladas nos círculos pentecostais de hoje "os famosos labaxurias decantarabias" mas será? O texto que me intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. Mas afinal, que línguas são essas? Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem? (1) O texto em suma é este: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). A primeira coisa a se compreender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais que os anjos falam. Sempre que anjos são mencionados conversando com p...

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.  A Igreja Presbiteriana do Brasil aplica o batismo infantil aos filhos dos crentes. Mas, a sua base bíblica e teológica difere dos argumentos usados pelos católicos romanos sobre a mesma prática.  Primeiro, o batismo infantil presbiteriano não regenera a criança batizada, mas sinaliza que os filhos dos crentes pertencem à igreja. O batismo infantil católico ele é aplicado aos bebes como uma necessidade para remover o pecado original e, portanto regenerativo ou salvador (o batismo é ex opere operato).  Segundo, o batismo infantil presbiteriano se baseia na doutrina da aliança da graça de Deus. Ele representa o relacionamento de aliança que os cristãos têm com Deus de uma maneira análoga à circuncisão sob a Antiga Aliança.  Como os hebreus trouxeram seus filhos para a circuncisão para simbolizar sua participação no povo da aliança, os cristãos trazem seus filhos...

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? O LENÇO DOBRADO (João 20,7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo... aquele que Jesus tanto amara {João} e disse-lhe ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram." Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver... O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele t...