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Continuísmo e o seu embuste na interpretação de 1 Co 13:8-13

Continuísmo e o seu embuste na interpretação de 1 Co 13:8-13

Falando sobre os dons espirituais revelacionais (ex: linguas, profecias), Paulo menciona que os mesmos, respectivamente "seriam aniquilados"  "cessariam", "desapareceriam"(1 Co 13:8), e o conhecimento ou revelação parcial oriundos deles, com a vinda do "que é perfeito" (e o aniquilamento dessas revelações parciais com a vinda de "o que é perfeito" está perfeitamente interligado com saída da igreja de sua infância espiritual para a idade madura: 'mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino"[1 Co 13:11]), seriam  "aniquilados"(1 Co 13:9,10), uma vez que esses dons faziam parte da infância espiritual da igreja:

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino"(1 Co 13:11)

Paulo diz: "LOGO QUE CHEGUEI A SER HOMEM, ACABEI COM AS COISAS DE MENINO".

Segundo os continuístas ou pentecostais, Paulo aqui explicitamente afirma  que a infância espiritual da igreja (baseada sobre dons revelacionais, como línguas, profecias, etc) vai terminar somente na vinda de Cristo. É sério isso? Dois mil anos da igreja, e ela ainda está na infância espiritual? :) A igreja sofre de nanismo espiritual?

Paulo, pelo contrário, mostra que com a totalidade das Escrituras (o canon da Bíblia fechado com o Apocalípse), o homem, como membro dessa igreja, se torna  “PERFEITO, e PERFEITAMENTE INSTRUÍDO PARA TODA A BOA OBRA”(2 Tm 3:17), de modo que, qual então é a necessidade que temos da existência e manutenção das antigas revelações parciais de Deus no passado(‘línguas,’, ‘profecias’, ‘sonhos’, ‘visões’, ‘ciência’)? O termo grego aqui traduzido por "perfeito" é a palavra ἄρτιος (artios), que segundo o Léxico Grego do Novo Testamento de J. H.Thayer, significa  "COMPLETO, perfeito (referindo-se aparentemente a aptidão especial para determinados fins". Se cercada e influenciada pela totalidade das Escrituras, a igreja do Senhor está  "completa"  e  "perfeita", o que falta hoje para ela e de que ela precisa mais? Da mesma forma, o termo grego aqui traduzido por  "perfeitamente"  é a palavra  ἐξηρτισμένος (exērtismenos), que segundo o Léxico Grego do Novo Testamento de J. H.Thayer, significa  "COMPLETAR, TERMINAR", de formas, que espiritualmente falando, através dessa totalidade das Escrituras, e mediante a sua instrução e correção, com relação ao reino de Deus e sua obra, não falta nenhum tipo de instrução espiritual a ser dada para a igreja, e isso torna dispensável qualquer moderna revelação do Espírito.

Outra coisa aqui... note que Paulo se refere a igreja como  "homem de Deus". Se isso ('homem') não significa uma referência a alguém que atingiu a maioridade, então eu não sei mais o que significa. É de cada cristão (que compõe esta igreja) que se fala aqui do ter se cercado e influenciado pela totalidade das Escrituras. E é de cada cristão  (que compõe esta igreja) que se fala que mediante a instrução e correção da totalidade das Escrituras, não tem necessidade nem sente falta de nenhum tipo de instrução espiritual. Esse sujeito que no texto é  chamado  "homem de Deus", nada mais é, do que uma referencia a igreja, como atingindo sua maioridade mediante a influência da totalidade das Escrituras. A Igreja do Senhor, após a cessação dons revelacionais, e a obtenção da totalidade das Escrituras, personifica o bíblico  "homem de Deus"  de 2 Tm 3:17.

Por isso, Martinho Lutero(1483-1546), nosso respeitável pai em Cristo, em seu  "3º Sermão sobre Mc 16:16-20", diz:

"Em uma grande cidade um pequeno rebanho de cristãos é mantido no conhecimento de Deus e na fé verdadeira, apesar de mais de centenas de demônios estarem soltos sobre eles e o mundo estar cheio de seitas, com canalhas e tiranos. Apesar da oposição de tudo isso, o Evangelho, o batismo, a Ceia do Senhor e confissão de Cristo ainda estão preservados. Nós podemos ver que, para os gentios, externamente, sinais tangíveis eram necessários. Os cristãos, porém, entretanto contemplam os sinais espirituais, em comparação com os anteriores que são apenas terrenos. PORTANTO, ELES JÁ NÃO ESTÃO EM EVIDÊNCIA AGORA QUE O EVANGELHO REINA EM TODO O MUNDO E ENTRE OS QUE ANTES NÃO PODIAM COMPREENDER ATÉ DEUS TRAZÊ-LOS PARA O REBANHO POR SINAIS VISÍVEIS, COMO CRIANÇAS PEQUENAS SÃO PERSUADIDAS COM MAÇÃS E PERAS"(Terceiro Sermão de Lutero sobre Mc 16:16-20)

Os que endossam a interpretação continuísta ou pentecostal de Mc 16:16-20, estão afirmando que a igreja está ainda em sua infancia espiritual nesses dois mil anos, sobrevivendo espiritualmente, não de feijão e carne, mas ainda tomando leite, ou comendo maçãs e peras!

 "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento..."(Os 4:6 ACF)

Autor: Jailson Serafim

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