Pular para o conteúdo principal

COBERTURA ESPIRITUAL, UMA FALSA DOUTRINA.

O argumento de que é necessário um guia espiritual para quem a pessoa tem de dar satisfações para que a pessoa esteja no caminho de Deus é totalmente antibíblico. A Bíblia é clara quando afirma: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” (João 16:13). Humanos imperfeitos não tem o poder de guiar ninguém. Todos somos guiados por Deus e estamos debaixo da ação Dele em nossas vidas. Nós nos ajudamos uns aos outros na caminhada cristã como um corpo e não com guias que decidem tudo por nós.
A cada dia o sincretismo religioso no meio evangélico fica mais absurdo e assustador. Porque muitas vezes o indivíduo não sabe onde está entrando, se num templo evangélico ou num centro espírita ou ainda num sei lá o que, que tem a palavra gospel no meio. Essa “doutrina”, é mais uma das inúmeras heresias das igrejas neopentecostais e muitas pentecostais. Essa prática tem crescido muito em solo brasileiro, e vemos muitos grupos antes históricos no meio evangélico agora abraçarem cegamente esse movimento.

Além disso, a Bíblia firma que todo crente tem o Espírito Santo e que é esse Espírito quem age nos guiando ao caminho do Senhor: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8:14). Dessa forma, fica claro que a cobertura espiritual é algo que tenta usurpar aquilo que é ação de Deus em nossa vida e não de pessoas. Pessoas não podem garantir nosso andar nos caminhos de Deus, elas apenas podem nos ajudar, nos aconselhar, mas, de forma alguma podem agir como e onde o Espírito Santo age.

Alguns poderiam dizer que a cobertura espiritual visa mostrar o caminho para a pessoa, protegendo-a dos males de decisões erradas. Porém, a Bíblia é clara quando nos mostra que o que nos mostra o caminho é a Palavra de Deus, pois é nela que se encontra toda a vontade de Deus para nós, e ela é a nossa regra de fé e prática: “Com efeito, os teus testemunhos são o meu prazer, são os meus conselheiros” (Salmos 119:24). Uma pessoa pode tomar as decisões de sua vida única e exclusivamente consultando a Palavra de Deus, sem qualquer necessidade de aprovação de terceiros. Evidentemente, os líderes e outros irmãos em Cristo tem um papel positivo em nossa vida, pois cada parte do corpo de Cristo é importante e colabora para o crescimento do corpo (Efésios 4:16). Nós participamos da vida um do outro aconselhando, ajudando, suportando, chorando juntos, alegrando-se juntos, etc. Essa é a parceria humana existente e baseada no amor. Mas de forma alguma existe qualquer exigência de cobertura espiritual como se alguém pudesse agir em nosso favor de uma forma maior do que o próprio Espírito Santo já age, nos conduzindo em toda verdade aos caminhos do Senhor e intercedendo por nós a Deus: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).

Ressalto também que esses líderes adeptos da cobertura espiritual exercem um domínio sobre a vida das pessoas que as transforma em escravas de suas vontades, como se o líder tivesse todas as respostas vindas de Deus para a pessoa. Dominam sobre a mente, sobre as escolhas, sobre as ações. A palavra de Deus é clara quando apresenta o papel do líder: “pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho” (1 Pedro 5:2-3). O verdadeiro líder pastoreia as pessoas sendo modelo e orientando de acordo com a Palavra de Deus e não escravizando as pessoas sob uma cobertura espiritual mística que não existe biblicamente.

Temos realmente um crescimento de uma terapia espiritual multifacetada por idiotices e ridicularização do intelecto humano. Deus nos dotou de racionalidade para julgarmos nossas decisões e exercermos senso crítico em nosso andar diário. Devido a essa idiotize coletiva vivemos nessa neurose religiosa que está muito distante da santa palavra de Deus.

Voltemos ao Evangelho Cristocêntrico, mais uma vez o movimento neopentecostal e parte do pentecostal descentraliza Cristo e exalta uma religião humana, antropocêntrica, egocêntrica, hedonista e sincrética. Que Deus nos guarde e nos ajude a propagarmos o verdadeiro e puro evangelho de Cristo.

Fonte: Thomas Magnum | André Sanchez

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO?

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO? Muito se discute a respeito de um tal de linguas dos anjos, alguns chegam a afirmar que a lingua dos anjos são as línguas faladas nos círculos pentecostais de hoje "os famosos labaxurias decantarabias" mas será? O texto que me intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. Mas afinal, que línguas são essas? Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem? (1) O texto em suma é este: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). A primeira coisa a se compreender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais que os anjos falam. Sempre que anjos são mencionados conversando com p...

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.  A Igreja Presbiteriana do Brasil aplica o batismo infantil aos filhos dos crentes. Mas, a sua base bíblica e teológica difere dos argumentos usados pelos católicos romanos sobre a mesma prática.  Primeiro, o batismo infantil presbiteriano não regenera a criança batizada, mas sinaliza que os filhos dos crentes pertencem à igreja. O batismo infantil católico ele é aplicado aos bebes como uma necessidade para remover o pecado original e, portanto regenerativo ou salvador (o batismo é ex opere operato).  Segundo, o batismo infantil presbiteriano se baseia na doutrina da aliança da graça de Deus. Ele representa o relacionamento de aliança que os cristãos têm com Deus de uma maneira análoga à circuncisão sob a Antiga Aliança.  Como os hebreus trouxeram seus filhos para a circuncisão para simbolizar sua participação no povo da aliança, os cristãos trazem seus filhos...

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? O LENÇO DOBRADO (João 20,7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo... aquele que Jesus tanto amara {João} e disse-lhe ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram." Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver... O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele t...