Pular para o conteúdo principal

LIVRE-ARBÍTRIO NÃO EXISTE !!!!!

LIVRE-ARBÍTRIO NÃO EXISTE !!!!!

DEUS SOBERANAMENTE ENDURECEU O CORAÇÃO DE FARAÓ.
-------------------------------------------
Mais uma vez vamos destruir o evangelho do diabo que consiste na falsa doutrina do livre arbítrio do homem, e que é o homem que escolhe fazer o mal, porque Deus não pode fazer o mal, mas que o mal é apenas a ausência do bem, doutrina esta que tem escravizado milhões e lançado no inferno.

Vamos ver que o faraó não teve qualquer liberdade de escolha, que não houve qualquer luta entre ele e Deus, mas ele só fez tudo o que Deus lhe determinou que ele teria de fazer sem fugir um milímetro da vontade de Deus e sem faltar em uma só vírgula.

Porém o coração de Faraó se ENDURECEU, e não os ouviu, como o Senhor tinha falado.
Êxodo 7:13

A causa do endurecimento do faraó não era por sua escolha, mas era Deus que o endurecia para que não deixasse sair o povo, por isso diz: COMO O SENHOR TINHA FALADO.

Pois tudo e todos são servos de Deus, seja anjos, seja diabo, seja bem ou mal, a saúde ou a doença; a justiça ou o pecado, a vida ou morte, e nada acontece no céu e na terra que não seja segundo a sua vontade, mas tudo e todos fazem a vontade de Deus porque só ele é o Senhor.

Vejamos mais passagens:

E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas EU LHE ENDURECEREI o coração, para que não deixe ir o povo.
Êxodo 4:21

Eis aí a causa, Deus lhe endurecia o coração para que Moisés pudesse operar as maravilhas de Deus e o seu povo pudesse conhecer a grandeza de Deus.

Eu, porém, ENDURECEREI o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.
Êxodo 7:3

Mais uma vez Deus endurecia faraó para que não deixasse sair o povo para que pudesse multiplicar os seus sinais.

Porém o Senhor ENDURECEU o coração de Faraó, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito a Moisés.
Êxodo 9:12

Só a vontade de Deus reinava sobre a vontade de Faraó.

Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó, porque tenho ENDURECIDO o seu coração, e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles,
Êxodo 10:1

Ele foi uma simples marioneta nas mãos de Deus e assim são todos os impios em suas mãos pensando que são eles que mandam em suas vidas.

O Senhor, porém, ENDURECEU o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel.
Êxodo 10:20

Ainda que ele quisesse deixar o povo de Israel Deus não deixava que ele o quisesse

O Senhor, porém, ENDURECEU o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir.
Êxodo 10:27

Sò Deus domina sobre toda a vontade do homem, a doutrina do livre arbítrio é uma afronta a Deus.

O Senhor dissera a Moisés: Faraó NÃO VOS OUVIRÁ, para que as minhas maravilhas se multipliquem na terra do Egito. E Moisés e Arão fizeram todas estas maravilhas diante de Faraó; mas o Senhor ENDURECEU o coração de Faraó, que não deixou ir os filhos de Israel da sua terra.
Êxodo 11:9-10

Nem Faraó deixou sair o povo de Israel quando ele quis, nem o povo de Israel saiu quando quis, mas tudo foi segundo a vontade e escolha de Deus a qual o homem não pode resistir.

Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou. E EU ENDURECEREI o coração de Faraó, PARA QUE VOS PERSIGA, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o Senhor. E eles fizeram assim. Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, MUDOU-SE O CORAÇÃO de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva?
Êxodo 14:3-5

Foi Deus que os obrigou faraó a perseguir a Israel depois de terem saído para finalmente o destruir no mar.

E eis que ENDURECEREI o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros,
Êxodo 14:17

Foi Deus que obrigou faraó e a seus exércitos a entrar no mar vermelho a fim de os destruir, emperrando-lhes as rodas e cegando-os com as trevas até que ordenou ao mar que voltasse ao seu curso normal.

Pois deus sempre fez distinção de pessoas ao contrário que o falso livre arbítrio diz e por isso só escolheu para povo a Israel de entre todas as nações, somente a semente de Abraão será salva.

E vemos aqui a clara distinção entre hebreus e egípcios.
Mas entre todos os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o SENHOR FEZ DISTINÇÃO entre os egípcios e os israelitas
Êxodo 11:7

E outra vez:

E naquele dia eu separarei a terra de Gósen, em que meu povo habita, que nela não haja enxames de moscas para que saibas que eu sou o Senhor no meio desta terra. E farei DISTINÇÃO entre o meu povo e o teu povo; amanhã se fará este sinal.
Êxodo 8:22-23

Tudo isto foi feito com o propósito de mostrar a uns e a outros que só ele tem liberdade para fazer o que quer com quem quer e quando quer e que o homem só faz o que ele determina.

Pois se Deus quisesse tinha libertado o povo de uma só vez ou destruído toda a nação do Egipto com uma só palavra, mas ele levantou o Faraó para isto mesmo, a fim de revelar os seus sinais e o seu domínio sobre a criação e sobre todos os homens.

Porque agora tenho estendido minha mão, para te ferir a ti e ao teu povo com pestilência, e para que sejas destruído da terra; Mas, deveras, PARA ISTO TE MANTIVE, para mostrar meu poder em ti, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
Êxodo 9:15-16

Também Paulo confirma esta realidade em que muitos querem negar a soberania de Deus para glorificarem a carne (livre arbítrio).

Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto NÃO DEPENDE DO QUE QUER OU DO QUE FAZ, mas de Deus, que se compadece. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, COMPADECE-SE DE QUEM QUER E ENDURECE A QUEM QUER.
Romanos 9:15-18

Pois para isto o Faraó nasceu e veio ao mundo, para nele Deus mostrar a sua ira e a sua misericórdia.

E Paulo fala disto porque esta é a história da igreja e do mundo, desde o primeiro ao último homem, representando o povo hebreu a igreja de Jesus, a qual é constituída por judeus e gentios, e por isso Paulo diz:

Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade? Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa FAZER UMA VASO DE HONRA E OUTRO PARA DESONRA? E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios
Romanos 9:17-24

Pois ele é que fez o ímpio para o destruir e o justo para salvar

Também o salmista confirma esta realidade de Deus mudar a vontade e o coração de faraó e do seu povo segundo o seu querer:

Então Israel entrou no Egipto, e Jacó peregrinou na terra de Cão. E ele aumentou o seu povo em grande maneira, e o fez mais poderoso do que os seus inimigos. MUDOU O CORAÇÃO DELES para que odiassem o seu povo, para que tratassem astutamente aos seus servos.
Salmos 105:23-25

E a prova que Faraó foi uma marioneta nas mãos de Deus é que ele rogava a Moisés que pedisse misericórdia a Deus e confessava que tinha pecado.

Então Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão, e disse-lhes: Esta vez PEQUEI; o Senhor é justo, mas eu e o meu povo ímpios. ORAI AO SENHOR(pois que basta) para que não haja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui.
Êxodo 9:27-28

Mas assim que Deus parava a praga logo vinha endurecer o coração de faraó para que ele não deixasse sair o povo de Israel a fim de que ele multiplicasse os seus sinais, Vê outro exemplo:.

Então Faraó se apressou a chamar a Moisés e a Arão, e disse: Pequei contra o Senhor vosso Deus, e contra vós. Agora, pois, PEÇO-VOS QUE PERDOEIS O NOSSO PECADO somente desta vez, e que oreis ao Senhor vosso Deus que tire de mim somente esta morte. E saiu da presença de Faraó, e orou ao Senhor. Então o Senhor trouxe um vento ocidental fortíssimo, o qual levantou os gafanhotos e os lançou no Mar Vermelho; não ficou um só gafanhoto em todos os termos do Egito. O Senhor, porém,ENDURECEU o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel.
Êxodo 10:16-20

Vê outro exemplo do poder de Deus e da insignificância do homem:

2ª Crónicas 20:22-25 E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR PÔS EMBOSCADAS contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados. Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos outros A DESTRUIR-SE. Nisso chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, e nenhum escapou. E vieram Jeosafá e o seu povo para saquear os seus despojos, e acharam entre eles riquezas e cadáveres em abundância, assim como objetos preciosos; e tomaram para si tanto, que não podiam levar; e três dias saquearam o despojo, porque era muito.

Aqui vês que três nações se ajuntaram para exterminar Israel, mas foi o Senhor que os destruiu no seu poder em que a sua vontade dominou sobre a vontade deles de tal maneira que Amon e Moabe se levantaram contra os seus companheiros moradores de Seir e os mataram e no fim, Amon e Moabe se destruiram a si mesmo sem Israel levantar uma só espada. EIS AÍ A SOBERANIA DE DEUS E O LIVRE ARBÍTRIO FEITO EM PEDAÇOS

Graças a Deus porque Deus é um Deus de eleição, porque salvos uma vez salvos para sempre. Diante de tudo isto só um louco pode afirmar que o homem tem livre arbítrio.
Mas o impio não suporta a eleição porque se sente impotente por não poder ter liberdade de escolha e sente-se excluído por não poder crer no que está escrito.

Pois a sua consciência atormenta-o mostrando que realmente é isso que está escrito e que ele nega como negam os que foram rejeitados e não pode escolher acreditar na palavra da eleição.

Pr. Carlos Brito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO?

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO? Muito se discute a respeito de um tal de linguas dos anjos, alguns chegam a afirmar que a lingua dos anjos são as línguas faladas nos círculos pentecostais de hoje "os famosos labaxurias decantarabias" mas será? O texto que me intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. Mas afinal, que línguas são essas? Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem? (1) O texto em suma é este: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). A primeira coisa a se compreender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais que os anjos falam. Sempre que anjos são mencionados conversando com p...

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.  A Igreja Presbiteriana do Brasil aplica o batismo infantil aos filhos dos crentes. Mas, a sua base bíblica e teológica difere dos argumentos usados pelos católicos romanos sobre a mesma prática.  Primeiro, o batismo infantil presbiteriano não regenera a criança batizada, mas sinaliza que os filhos dos crentes pertencem à igreja. O batismo infantil católico ele é aplicado aos bebes como uma necessidade para remover o pecado original e, portanto regenerativo ou salvador (o batismo é ex opere operato).  Segundo, o batismo infantil presbiteriano se baseia na doutrina da aliança da graça de Deus. Ele representa o relacionamento de aliança que os cristãos têm com Deus de uma maneira análoga à circuncisão sob a Antiga Aliança.  Como os hebreus trouxeram seus filhos para a circuncisão para simbolizar sua participação no povo da aliança, os cristãos trazem seus filhos...

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? O LENÇO DOBRADO (João 20,7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo... aquele que Jesus tanto amara {João} e disse-lhe ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram." Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver... O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele t...