Pular para o conteúdo principal

As redes sociais e a glória de Deus


“Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem. Comei de tudo o que se vende no mercado, sem nada perguntardes por motivo de consciência; porque do Senhor é a terra e a sua plenitude. Se algum dentre os incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que for posto diante de vós, sem nada perguntardes por motivo de consciência. Porém, se alguém vos disser: Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; consciência, digo, não a tua propriamente, mas a do outro. Pois por que há de ser julgada a minha liberdade pela consciência alheia? Se eu participo com ações de graças, por que hei de ser vituperado por causa daquilo por que dou graças? Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (I Co 10:23-31)


Inicialmente eu gostaria de fazer quatro considerações:

1- Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura a todo tipo de pessoa, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.

2- As redes sociais tem adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela autogeração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.

3- Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.

4- Os números das redes sociais:

Ranking das maiores redes sociais

#1 Facebook 2.700.000.000
#2 Youtube 1.500.000.000
#3 WhatsApp  1.300.000.000
#4 Facebook Messenger 1.300.000.000
#5 Instagram 700.000.000
#6 Twitter – 1 328.000.000
#13 Skype  300.000.000
#14 Viber  260.000.000
#15 Snapchat 255.000.00
#19 Linkedin 106.000.000


Os perigos das Redes Sociais:

1- Isolamento social;
2- Relacionamentos superficiais;
3- Ausencia de profundidade relacional;
4- Um mundo de relacionamentos descartáveis;
5- Um mundo marcado pela ausência de frustrações;
6- Um mundo repleto de fantasias e experiencias pseudo prazerosas;
7- Um mundo de ilusões;
8- Brigas, discussões e intermináveis conflitos beligerantes.

Os benefícios das redes sociais:

1- Interação e relacionamentos com pessoas diferentes, de culturas e nações diferentes;
2- Novas amizades;
3- Estudo e crescimento profissional;
4- Rapidez e agilidade na divulgação de textos, fotos e documentos;
5- Entretenimento, lazer, arte e cultura;
6- Facilidade de busca por informação;
7- Agilidade e velocidade nas trocas de informação;
8- Maior diversidade nas relações profissionais e pessoais;
9- Facilidade de pesquisa;
10- Centro de informação e entretenimento;
11- Conteúdos Variados para Pesquisa;
12- Superação de distâncias.

Usando o Facebook para a Gloria de Deus

Como falei anteriormente, as mídias sociais mobilizam uma enorme multidão de pessoas no mundo, o Facebook então, nem se fala. As estatísticas apontam para mais de 2,7 bilhão de “facebookianos”. Como se costuma a dizer em Niterói, “é gente a dar com pau.”

Pois é, lamentavelmente muitos dos adeptos desta importante mídia tem usado esse espaço para divulgar fofocas, imoralidades, tolices, chocarrices e palavrões, isso sem falar na propagação de fotos, banners e desenhos que em nada edificam.

Prezado amigo, e você, como tem usado o facebook? Ora, tenho absoluta certeza de que esta grande rede social pode em muito contribuir para sua edificação.

Isto posto, à luz desta afirmação gostaria de oferecer algumas dicas de como usar o Facebook para a glória de Deus:

1- Use o Facebook para fazer amigos;
2- Use o Facebook para consolidar relacionamentos;
3- Use o Facebook para “pastorear”, apascentar e discipular o povo de Deus;
4- Use o Facebook para criar pontes relacionais;
5- Use o facebook para edificar o povo de Deus com postagens abençoadoras;
6- Use o Facebook para animar e fortalecer o fraco na fé;
7- Use o Facebook para celebrar a vida, a família e a amizade;
8- Use o Facebook para evangelizar e testemunhar do amor de Cristo;
9- Use o Facebook para celebrar a Cristo;
10- Use o Facebook para a glória de Deus.

-Renato Vargens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO?

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO? Muito se discute a respeito de um tal de linguas dos anjos, alguns chegam a afirmar que a lingua dos anjos são as línguas faladas nos círculos pentecostais de hoje "os famosos labaxurias decantarabias" mas será? O texto que me intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. Mas afinal, que línguas são essas? Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem? (1) O texto em suma é este: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). A primeira coisa a se compreender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais que os anjos falam. Sempre que anjos são mencionados conversando com p...

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.  A Igreja Presbiteriana do Brasil aplica o batismo infantil aos filhos dos crentes. Mas, a sua base bíblica e teológica difere dos argumentos usados pelos católicos romanos sobre a mesma prática.  Primeiro, o batismo infantil presbiteriano não regenera a criança batizada, mas sinaliza que os filhos dos crentes pertencem à igreja. O batismo infantil católico ele é aplicado aos bebes como uma necessidade para remover o pecado original e, portanto regenerativo ou salvador (o batismo é ex opere operato).  Segundo, o batismo infantil presbiteriano se baseia na doutrina da aliança da graça de Deus. Ele representa o relacionamento de aliança que os cristãos têm com Deus de uma maneira análoga à circuncisão sob a Antiga Aliança.  Como os hebreus trouxeram seus filhos para a circuncisão para simbolizar sua participação no povo da aliança, os cristãos trazem seus filhos...

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? O LENÇO DOBRADO (João 20,7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo... aquele que Jesus tanto amara {João} e disse-lhe ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram." Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver... O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele t...