Pular para o conteúdo principal

A Bíblia não diz que o apedrejamento da mulher adúltera foi evitado por pena.

A Bíblia não diz que o apedrejamento da mulher adúltera foi evitado por pena.

Todos conhecem a história da mulher adultera de João 8:3-8, que os Fariseus trouxeram para ser apedrejada. Quase todos usam esse trecho para indicar duas coisas: O julgamento hipócrita de pecadores contra outros; e o perdão que Jesus deu à mulher.

Mas e se eu te dissesse que não foi apenas isso o que aconteceu ali, e que a maioria dos cristãos nunca se aprofundou nesse trecho e entendeu o que realmente aconteceu?

Vamos lá:

A Lei do Antigo Testamento dizia que deveria haver um julgamento específico em caso de adultério:
1. Se o marido DESCONFIASSE de adultério, levaria a mulher ao sumo sacerdote, que lhe daria veneno. Se ela tivesse sido infiel, ela se tornaria estéril e envergonhada; se não, o marido ofereceria um sacrifício de pedido de perdão (Números 5).
2. Se fosse pega em FLAGRANTE, tanto ela quanto o amante seriam levados à porta da cidade, perante o tribunal e ali, com testemunhas que flagraram, ambos seriam apedrejados (Levítico 20).

Tudo bem até aqui? OK. Mas veja o aconteceu no caso da mulher de João 8:
1. O marido não estava presente. E ela não foi levada ao sumo sacerdote para tomar o veneno.
2. O amante não estava presente (tinha que ser apedrejado junto). Indica que não foi flagrante.
3. Jesus não era um dos juízes do tribunal, e não poderia ordenar apedrejamento, ainda mais sem as evidencias acima.

Sendo assim, Jesus não ordenou o apedrejamento não apenas por pena da mulher, mas principalmente PORQUE O JULGAMENTO ESTAVA TODO ERRADO E INJUSTO. Não havia provas (amante), não havia acusação formal (o marido); não foram feitos os processos legais (sumo sacerdote e o veneno); não haviam juízes apropriados.

Entendeu a situação?
A) Se Jesus ordenasse o apedrejamento, seria acusado de não obedecer a Lei de Moisés.
B) Se Jesus não ordenasse o apedrejamento, seria acusado de ser negligente com a Lei de Deus.

OU SEJA, ERA UMA ARMADILHA!!!

Eles queriam não fazer justiça, mas pegar Jesus em uma artimanha para o incriminar e, claro, o prender ou matar.

Jesus conhecia o coração daqueles homens; logo Ele não faz nem um, nem outro, jogando a situação contra eles mesmos. “Aquele que não tem pecado, atire a primeira pedra”. Ele não julgou a moça mas também não impediu o apedrejamento – saiu da armadilha maldosa, como sempre, com uma sabedoria divina e incomparável.

Cristo ainda se vira para a mulher e diz, em outras palavras: “Eu sei que você cometeu adultério, agora vá e não faça mais isso”; Ele morreu na cruz no lugar dela. Sendo assim, a sentença do pecado dela foi paga, alguém de fato morreu. Jesus.

(Baseado no texto de Creuse Santos)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO?

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO? Muito se discute a respeito de um tal de linguas dos anjos, alguns chegam a afirmar que a lingua dos anjos são as línguas faladas nos círculos pentecostais de hoje "os famosos labaxurias decantarabias" mas será? O texto que me intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. Mas afinal, que línguas são essas? Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem? (1) O texto em suma é este: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). A primeira coisa a se compreender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais que os anjos falam. Sempre que anjos são mencionados conversando com p...

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.  A Igreja Presbiteriana do Brasil aplica o batismo infantil aos filhos dos crentes. Mas, a sua base bíblica e teológica difere dos argumentos usados pelos católicos romanos sobre a mesma prática.  Primeiro, o batismo infantil presbiteriano não regenera a criança batizada, mas sinaliza que os filhos dos crentes pertencem à igreja. O batismo infantil católico ele é aplicado aos bebes como uma necessidade para remover o pecado original e, portanto regenerativo ou salvador (o batismo é ex opere operato).  Segundo, o batismo infantil presbiteriano se baseia na doutrina da aliança da graça de Deus. Ele representa o relacionamento de aliança que os cristãos têm com Deus de uma maneira análoga à circuncisão sob a Antiga Aliança.  Como os hebreus trouxeram seus filhos para a circuncisão para simbolizar sua participação no povo da aliança, os cristãos trazem seus filhos...

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? O LENÇO DOBRADO (João 20,7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo... aquele que Jesus tanto amara {João} e disse-lhe ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram." Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver... O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele t...