Pular para o conteúdo principal

É ERRADO O PASTOR SER ASSALARIADO DA IGREJA QUE ELE LIDERA E PASTOREIA?

É ERRADO O PASTOR SER ASSALARIADO DA IGREJA QUE ELE LIDERA E PASTOREIA?

“Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino.
Porque diz a Escritura: Não atarás a boca ao boi quando debulha. E: Digno é o trabalhador do seu salário.” - 1 Timóteo 5:17,18.

Eis um assunto bem delicado. Antes de respondermos essa questão, é necessário esclarecermos algumas coisas antes.

Qual é a função do pastor? As primeiras menções do termo “pastor” que encontramos nas Escrituras, são no AT, onde nós vemos a imagem de alguém cuidando de rebanhos inteiros de ovelhas (conduzindo-as pelos campos, alimentando-as, protegendo-as dos devoradores e levando-as de volta ao aprisco) – (“Gênesis 29:9; Êxodo 3:1; 1 Samuel 16:11; I Samuel 17:34-35;") - apenas alguns versículos sobre pessoas que era pastores. Já no NT, Jesus foi o primeiro a usar o termo “pastor” em uma analogia a Si mesmo, onde trazia a ideia de que Ele era o Bom Pastor, e os seus seguidores, suas fiéis ovelhas. Através de sua analogia, O SENHOR trouxe a figura do pastor para o âmbito espiritual, onde nos é revelado que Ele como o Bom Pastor, nos conduziria pelos campos, nos alimentaria, nos protegeria e nos levaria de volta em segurança para o aprisco.

Pois bem, depois dessa analogia feita pelo SENHOR, podemos ter um breve conhecimento das funções do pastor: cuidar, conduzir, alimentar, proteger e garantir, essas são as funções do pastor.

No restante do NT, veremos novamente a imagem do pastor. Porém, a imagem do pastor não se refere somente a Jesus, mas a todo aquele que foi chamado para liderar o rebanho do SENHOR, conforme o Apóstolo Paulo no diz em Efésios 4:11, “E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como PASTORES e mestres..”, sendo assim, fica claro que ser um pastor, é ser chamado por Deus para exercer uma função diante de Sua Bendita Obra.

O Apóstolo Paulo também nos diz quais são os critérios (além do chamado/dom, é claro) para ser um pastor, “Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja.
É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar;
não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso;
que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito
{pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?};
não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo.
Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo.” - 1 Timóteo 3:1-7.

Percebe que a Bíblia nos dá tanto os critérios para ser pastor quanto as funções do mesmo?

O pastor se quiser pregar um sermão bíblico e verdadeiro, precisa preparar o sermão, e isso leva tempo. O pastor precisa também acompanhar suas ovelhas. Precisa visitar as ovelhas. Precisa saber como estão suas ovelhas. Como líder, deve acompanhar e supervisionar as demais lideranças. Administrar os sacramentos. Ele também precisa participar e liderar das assembleias/concílios, e por conta disso, preparar todo o material que estará na pauta para ser discutido. Existem muitas outras funções que não estarei pontuando aqui, mas o que sabemos é que a lista de obrigações é longa. Não podemos nos esquecer também, que o pastor tem a sua família e a Bíblia exige que ele cuide dela.

Acho difícil diante de uma situação dessas, querer que o pastor exerça um ofício secular remunerado.

Infelizmente, quando falamos em pastor receber salário, a imagem que nos vem à mente, é a dos pastores neopentecostais que estão ficando milionários/bilionários (e ao analisar suas vidas e testemunhos, nós bem sabemos que isso acontece de forma ilícita e desonesta), deixando assim uma imagem pejorativa dessa questão. Mas a ideia não é a do pastor enriquecer às custas da igreja, mas simplesmente receber o seu sustento apenas para suprir suas necessidades e ter uma vida agradável e confortável.

Mas vamos concluir com a seguinte reflexão: se você tem um pastor que prega o Verdadeiro Evangelho, que investe horas e horas na preparação do sermão e que por meio de sua pregação consegue te fazer meditar, se você tem um pastor que te visita, que te aconselha, que está disposto a chorar junto com você, que ora por você e sua família, que se alegra com suas vitórias, que te passa confiança, que te ama, que se preocupa com você, que suporta e supera todos os problemas da congregação de maneira sábia, que zela pela santidade da Igreja, que se preocupa com a saúde espiritual e física da Igreja, mas mesmo assim você é contra ele receber salário da Igreja, então eu tenho algo a te dizer: o problema é você!

Soli Deo Glória!
Amém!!!

Texto criado e publicado por #JhonGuimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO?

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO? Muito se discute a respeito de um tal de linguas dos anjos, alguns chegam a afirmar que a lingua dos anjos são as línguas faladas nos círculos pentecostais de hoje "os famosos labaxurias decantarabias" mas será? O texto que me intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. Mas afinal, que línguas são essas? Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem? (1) O texto em suma é este: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). A primeira coisa a se compreender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais que os anjos falam. Sempre que anjos são mencionados conversando com p...

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.  A Igreja Presbiteriana do Brasil aplica o batismo infantil aos filhos dos crentes. Mas, a sua base bíblica e teológica difere dos argumentos usados pelos católicos romanos sobre a mesma prática.  Primeiro, o batismo infantil presbiteriano não regenera a criança batizada, mas sinaliza que os filhos dos crentes pertencem à igreja. O batismo infantil católico ele é aplicado aos bebes como uma necessidade para remover o pecado original e, portanto regenerativo ou salvador (o batismo é ex opere operato).  Segundo, o batismo infantil presbiteriano se baseia na doutrina da aliança da graça de Deus. Ele representa o relacionamento de aliança que os cristãos têm com Deus de uma maneira análoga à circuncisão sob a Antiga Aliança.  Como os hebreus trouxeram seus filhos para a circuncisão para simbolizar sua participação no povo da aliança, os cristãos trazem seus filhos...

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? O LENÇO DOBRADO (João 20,7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo... aquele que Jesus tanto amara {João} e disse-lhe ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram." Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver... O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele t...