Pular para o conteúdo principal

HESITAÇÃO.

HESITAÇÃO.

"E de noite disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales;
porque eu estou contigo e ninguém te acometerá para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade." - Atos 18:9,10.

O Apóstolo Paulo chegou em Corinto tendo anteriormente passado por Atenas, lugar onde ele debateu com os epicureus e estoicos no areópago. Timóteo e Silas não estavam com ele. Ele chegou sozinho em Corinto, mas esperava por Timóteo e Silas. Porém, Paulo foi graciosamente abençoado ao se encontrar com o casal Priscila e Áquila (um casal cristão) que o acolheu e que por sinal exercia o mesmo ofício do Apóstolo, que era o de fabricante de tendas.

No verso 4, nos é dito que Paulo debatia com os judeus da sinagoga da cidade todos os sábados. Provavelmente por ter que exercer o seu ofício de fabricante de tendas, Paulo não podia dedicar todo o seu tempo à pregação da PALAVRA, o que dá a entender que ele só dedicava tempo para isso aos sábados. Mas nos verso 5, nos é dito que Timóteo e Silas chegaram da Macedônia, e que Paulo passou a dedicar todo seu tempo exclusivamente à pregação.

Porém, mais uma vez, Paulo encontrou oposição, e no verso 6 nos é dito que os judeus daquela cidade se opuseram e proferiram palavras blasfemas ao ouvirem a mensagem do Apóstolo. Paulo simplesmente sacudiu as suas vestes e disse-lhes, "O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora vou para os gentios", em outras palavras ele quis dizer o seguinte, "se Deus cobrar de vocês, eu não poderei ser responsabilizado por ter deixado de avisá-los, porque o que mais fiz foi isso".

Mas vamos ao ponto crucial do devocional. Por que no verso 9, Deus se direcionou a Paulo o consolando? Olhando todo o histórico das viagens de Paulo, posso ser categórico em afirmar que ele estava de "saco cheio" e hesitante. Até o momento em que o Apóstolo se encontrava, ele nunca tinha passado por uma cidade pregando o Evangelho sem ter tido uma oposição ou um levante contra ele.

Antioquia da Psídia, Icônio, Listra, Derbe, Filipos, Tessalônica e até em Beréia, (pois os judeus hostis de Tessalônica perseguiram Paulo até Beréia), em todas estas cidades Paulo teve forte oposição. E ao chegar em Corinto não foi diferente. Vale lembrar que Corinto era uma cidade extremamente imoral e profana. A cidade tinha um templo consagrado a deusa Afrodite, onde as pessoas adoravam a deusa dando dinheiro para o templo e praticando sexo com as sacerdotisas prostitutas.

O Apóstolo Paulo nunca deixou de sofrer oposição. Agora imagine você tentar fazer o bem o tempo todo, e o tempo todo ser retribuído com o mal! Isso cansa! Com certeza Paulo estava cansado, e o seu histórico de viagens missionárias sustenta essa ideia. Ao que parece também, Paulo não tinha certeza de que fosse a vontade do SENHOR para ele, que se devotasse à evangelização de Corinto.

Uma prova de que ele estava profundamente abalado e hesitante, é que no verso 8 nos é dito que o principal da sinagoga(Crispo) e toda a sua família creram no SENHOR e foram batizados, mas mesmo assim, no verso seguinte, Deus vai até o Apóstolo para animá-lo. Prova de que nem a conversão e batismo de um líder judeu e toda a sua família geraram nele alegria e motivação para continuar evangelizando.

Mas diante de tudo isso, como disse, nos versos 9 e 10, Deus confirmou-o em uma visão, insistindo que não se calasse e assegurando-lhe que a sua missão seria assistida com sucesso e bênçãos divinas.

Ao receber esse incentivo do SENHOR, Paulo respondeu da seguinte forma: ele ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.

CONCLUINDO: Assim como na vida de Paulo, as vezes as oposições e barreiras da vida se acumulam e geram em nós uma profunda desmotivação que nos faz querer desistir de pregar a PALAVRA. As vezes o público é muito hostil. As vezes parece que o público ouvinte nunca será convertido.

Mas eu vos digo: Nunca deixe de pregar a PALAVRA! Nunca! Nunca!

Você não é um ganhador de almas. Você é um instrumento nas mãos dAquele que é o Dono daquelas almas que virão até Ele.

Pode ter certeza que aqueles que são do SENHOR virão até Ele.

"Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." - João 6:37.

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia." - João 6:44.

Só pregue a PALAVRA, e o resto o Espírito Santo fará!

Sola Scriptura!
Sola Gratia!
Sola Fide!
Solus Christus!
Soli Deo Gloria!

Amém!!!

Texto criado e publicado por Jhon Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO?

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO? Muito se discute a respeito de um tal de linguas dos anjos, alguns chegam a afirmar que a lingua dos anjos são as línguas faladas nos círculos pentecostais de hoje "os famosos labaxurias decantarabias" mas será? O texto que me intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. Mas afinal, que línguas são essas? Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem? (1) O texto em suma é este: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). A primeira coisa a se compreender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais que os anjos falam. Sempre que anjos são mencionados conversando com p...

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.  A Igreja Presbiteriana do Brasil aplica o batismo infantil aos filhos dos crentes. Mas, a sua base bíblica e teológica difere dos argumentos usados pelos católicos romanos sobre a mesma prática.  Primeiro, o batismo infantil presbiteriano não regenera a criança batizada, mas sinaliza que os filhos dos crentes pertencem à igreja. O batismo infantil católico ele é aplicado aos bebes como uma necessidade para remover o pecado original e, portanto regenerativo ou salvador (o batismo é ex opere operato).  Segundo, o batismo infantil presbiteriano se baseia na doutrina da aliança da graça de Deus. Ele representa o relacionamento de aliança que os cristãos têm com Deus de uma maneira análoga à circuncisão sob a Antiga Aliança.  Como os hebreus trouxeram seus filhos para a circuncisão para simbolizar sua participação no povo da aliança, os cristãos trazem seus filhos...

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? O LENÇO DOBRADO (João 20,7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo... aquele que Jesus tanto amara {João} e disse-lhe ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram." Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver... O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele t...