Pular para o conteúdo principal

Todos Presbiterianos precisam saber o que é ser Reformados!

IPB Central Londrina Semana do Clamor Derrubando Muralhas.

*** LEIA O TEXTO ABAIXO E COMPARTILHE ***

Por que a maioria dos Presbiterianos não são Reformados?

Algumas coisas são lendas no seio presbiteriano, e olha que sou um deles.
A afirmação que somos um POVO Calvinista/Reformado.
Quando vejo a maior denominação calvinista no Brasil, a IPB, percebo que não temos muito do que nos orgulhar nessa faceta. Não somos na maioria dos membros Calvinistas/Reformados. A maioria dos presbiterianos não estudam doutrinas.Não possuem identidade Reformada.
Existe sim um equilíbrio salutar na espiritualidade dos presbiterianos do Brasil em comparação com alguns grupos cristãos, isso é verdade. Agora dizer que eles são Reformados/Calvinistas, com definição do termo, é um engano dos grandes!!! Daí, bater no peito e dizer “sou da IPB”, como que essa fosse uma denominação uniformemente Reformada, é uma fantasia.
Não Existe uma IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL Reformada em sua Comunidade. Existem várias Igrejas Presbiterianas que são Reformadas. Na sua teologia e documentos oficiais isso existe. Em seus Seminários, tirando os ratos de esgoto, os parasitas liberais que estão escondidos, existe uma coerência com o ensino Reformado. Mas muitos pastores saem de lá e jogam as convicções Reformadas fora, seguem o pragmatismo.
Portanto, apesar de termos um compromisso com a ortodoxia cristã protestante e evangélica (aí sim digo que SOMOS), antes de convidar as pessoas a serem Calvinistas, vamos convencer os de casa primeiro.
Como fazer isso?

1. A IPB precisa chegar à conclusão que os Símbolos de Fé devem ser ensinados a todo o povo. Os oficiais, sociedades, autarquias e obreiros devem seguir os postulados Reformados, mas o povo deve ter pelo menos acesso. Aqui então minha esperança de um dia a IPB mandar a Editora Cultura Cristã produzir os Símbolos de Fé – especialmente, ou pelo menos, a Confissão de Fé de Westminster em formato de revista de EBD e com letras ‘legíveis’. Levando em consideração que as revistas da EBD da Cultura Cristã são as mais baratas de todas as editoras evangélicas, como seria facilitado os Símbolos de Fé nas mãos de nossos irmãos!
É um absurdo que um irmão que recebe 900,00 a 1.200,00 R$ – a média salarial dos trabalhadores em cidade do interior – ter que pagar um valor absurdo por um livro que é a sua Confissão de Fé!!! Sendo que quando os pastores (e não ganham tão mal) pedem, eles mesmos por serem pastores, recebem descontos de até 40%.

2. A IPB precisa desenvolver um programa que as Igrejas locais prestem satisfações aos Concílios superiores que o ensino dos Símbolos esteja sendo feito permanentemente, e que o conhecimento Bíblico do mesmo seja examinado nas Congregações locais, e apenas os que ocupam cargos tenham um domínio médio dos postulados Reformados.

3. A IPB precisa se convencer que se não começar ONTEM uma preparação teológica dos Presbíteros, uma anomalia monstruosa (se já não está nesse estado avançado e incurável) se instalará nas entranhas e fibras, e o DNA da IPB será multifacetado.

O erro da IPB foi apenas preparar os Pastores, e para piorar, continua dando a esses programas de mestrados e doutoramentos, elevando a níveis de conhecimentos superiores, muitas vezes, ou na maioria das vezes, inúteis... sem nenhuma correspondência com as realidades regionais dos presbiterianos brasileiros. Enquanto nossos presbíteros, diáconos e presidentes de Sociedades Internas, mínguam um ralo, ou nenhum, preparo teológico.
Aguardo esperançoso que o próximo presidente do SC da IPB tenha, entre seus objetivos, tal pensamento em relação aos meus irmãos de todos os rincões desse Brasil, e por meios Conciliares, venhamos a ser, quem sabe no futuro próximo, uma Igreja Reformada em sua membresia.
Penso que o nome do Reverendo Ageu é viável para essa situação, se for eleito Presidente do Supremo Concílio. Sei que ele não é o único. Nem que os que lá estão, não possam fazer o que pedi nessa postagem (e em outras), mas até agora não fizeram...

Luciano Sena

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO?

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO? Muito se discute a respeito de um tal de linguas dos anjos, alguns chegam a afirmar que a lingua dos anjos são as línguas faladas nos círculos pentecostais de hoje "os famosos labaxurias decantarabias" mas será? O texto que me intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. Mas afinal, que línguas são essas? Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem? (1) O texto em suma é este: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). A primeira coisa a se compreender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais que os anjos falam. Sempre que anjos são mencionados conversando com p...

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.  A Igreja Presbiteriana do Brasil aplica o batismo infantil aos filhos dos crentes. Mas, a sua base bíblica e teológica difere dos argumentos usados pelos católicos romanos sobre a mesma prática.  Primeiro, o batismo infantil presbiteriano não regenera a criança batizada, mas sinaliza que os filhos dos crentes pertencem à igreja. O batismo infantil católico ele é aplicado aos bebes como uma necessidade para remover o pecado original e, portanto regenerativo ou salvador (o batismo é ex opere operato).  Segundo, o batismo infantil presbiteriano se baseia na doutrina da aliança da graça de Deus. Ele representa o relacionamento de aliança que os cristãos têm com Deus de uma maneira análoga à circuncisão sob a Antiga Aliança.  Como os hebreus trouxeram seus filhos para a circuncisão para simbolizar sua participação no povo da aliança, os cristãos trazem seus filhos...

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? O LENÇO DOBRADO (João 20,7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo... aquele que Jesus tanto amara {João} e disse-lhe ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram." Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver... O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele t...