Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DOMINICAL

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DOMINICAL

Infelizmente, temos que reconhecer que a Escola Dominical está ficando fora da agenda de muitos cristãos. Essa realidade reflete o estilo de vida que muitos irmãos e irmãs vivenciam hoje. O que se observa é uma grande falta de compromisso sério com o estudo da Palavra de Deus. Muitos são aqueles que se limitam a participar dos cultos aos domingos à noite. Mas é preciso dizer que abandonar a Escola Dominical é um grande erro. Refletindo sobre a importância da Escola Dominical, podemos dizer, entre coisas, que:

1. Ser aluno da Escola Dominical é a melhor maneira de se envolver na vida da igreja local. Na Escola Dominical nós passamos a nos conhecer melhor como membros do Corpo de Cristo e interagimos com os nossos irmãos e irmãs através do Estudo da Bíblia. Passamos a conhecer mais o que os outros pensam a respeito de determinados assuntos do dia a dia, á luz da Palavra de Deus. É na ED que nós passamos a nos conhecer o bastante para nos encorajarmos mutuamente. Essas agradáveis experiências são raras quando nós limitamos o nosso envolvimento com a igreja apenas aos cultos de domingo à noite. Alguém, sabiamente, disse que há duas coisas que você não pode fazer sozinho: se casar e ser um cristão. Para crescermos como discípulos de Jesus precisamos da interação com os outros membros da igreja.

2. Ser aluno da Escola Dominical é uma maneira poderosa de influência na vida de outras pessoas. O melhor livro para se combater a influência negativa em nossa cultura é a Bíblia Sagrada. Por isso, a ED é chamada de Escola Bíblica Dominical. Pois nela se estuda a Palavra de Deus (Cf. 2 Tm 3. 5-17). A influência cristã precisa ser sentida em qualquer lugar onde o cristão estiver. Em se tratando principalmente dos jovens, nas salas de aula, a influência da Palavra de Deus precisa ser percebida pelos alunos não cristãos. Porém, muitos jovens e adolescentes não participam com seriedade e regularidade da ED. Os professores e os alunos da ED são “Sal e Luz” da terra. Quando valorizamos a ED, não há dúvida de que seremos pessoas que influenciarão positivamente a sociedade. Um dos maiores evangelistas do século XX foi Dwight L. Moody. Este homem iniciou a sua vida cristã numa sala de aula da Escola Dominical. Ele sempre dizia que quem o levou a Cristo foi o seu professor da Escola Dominical.

3. Ser aluno da Escola Dominical é importante porque ela é um campo de treinamento para os cristãos, a fim de que sejam mais produtivos em sua igreja. Quantos são aqueles que hoje servem a Cristo na igreja porque aprenderam sobre isso na Escola Dominical. Quantos pastores, evangelistas, missionários, presbíteros, diáconos etc. servem a Deus com alegria e sustenta a obra do Senhor porque foram encorajados a isso em suas classes de Escola Dominical.

Hoje, terceiro domingo de setembro, Dia da Escola Dominical, quero encorajar você, meu irmão e minha irmã, a não se afastar da Escola Dominical e a trabalhar para que ela cresça e se fortaleça. A cada domingo, pela manhã, saia de sua casa e venha para participar de classe de estudo da Palavra de Deus. Deus nos abençoe!

Rev. Sergio Pereira Tavares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO?

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO? Muito se discute a respeito de um tal de linguas dos anjos, alguns chegam a afirmar que a lingua dos anjos são as línguas faladas nos círculos pentecostais de hoje "os famosos labaxurias decantarabias" mas será? O texto que me intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. Mas afinal, que línguas são essas? Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem? (1) O texto em suma é este: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). A primeira coisa a se compreender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais que os anjos falam. Sempre que anjos são mencionados conversando com p...

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.  A Igreja Presbiteriana do Brasil aplica o batismo infantil aos filhos dos crentes. Mas, a sua base bíblica e teológica difere dos argumentos usados pelos católicos romanos sobre a mesma prática.  Primeiro, o batismo infantil presbiteriano não regenera a criança batizada, mas sinaliza que os filhos dos crentes pertencem à igreja. O batismo infantil católico ele é aplicado aos bebes como uma necessidade para remover o pecado original e, portanto regenerativo ou salvador (o batismo é ex opere operato).  Segundo, o batismo infantil presbiteriano se baseia na doutrina da aliança da graça de Deus. Ele representa o relacionamento de aliança que os cristãos têm com Deus de uma maneira análoga à circuncisão sob a Antiga Aliança.  Como os hebreus trouxeram seus filhos para a circuncisão para simbolizar sua participação no povo da aliança, os cristãos trazem seus filhos...

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? O LENÇO DOBRADO (João 20,7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo... aquele que Jesus tanto amara {João} e disse-lhe ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram." Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver... O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele t...