Pular para o conteúdo principal

AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO NÃO É O EVANGELHO.

AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO NÃO É O EVANGELHO. 

"Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.  Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." Mateus 22: 36- 40

Muitos Evangélicos acreditam que Cumprir os mandamentos do amor é o Evangelho e que fazendo isso serão salvos, creem que Cristo resumiu a lei em dois mandamentos facilitando guarda e a salvação por meio deles, "pois eram dez e agora são dois", mas isso é um grande erro que muitos cometem por não terem conhecimento Bíblico.

Vou iniciar com uma pergunta: Se uma pessoa estranha tivesse em um incêndio em um prédio e também o seu animal de estimação que você tanto ama, ou qualquer outro objeto que você tem uma grande apreço. Podendo salvar somente um, quem você  salvaria ? O estranho ou o seu animal ou objeto preferido?

Pense em seu livro bom, um notebook, o celular de seus sonhos que você ganhou de presente de uma pessoa que você ama, pode ser uma motocicleta que comprou com muitas horas de trabalho ou seu animal de estimação. Vou aumentar a dificuldade, você  arriscaria a sua vida para salvar um estranho que não tem nenhum significado para sua você do tipo: Stallin, Hitler ou qualquer outra pessoa que te fez mal? Se você pudesse salvar apenas um quem você salvaria, seu animal ou o seu inimigo?  Seja sincero em sua resposta diante de Deus.

    Jesus resume os Dez Mandamentos em Dois mandamentos: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento." (primeiros quatro mandamentos da lei mosaica), E :"Amarás ao teu próximo como a ti mesmo."( os seis últimos mandamentos da lei mosaica).

Jesus Cristo nos diz que devemos amar também os nossos inimigos que é essa pessoa que você não salvaria em lugar do seu animal de estimação  ou do seu  objeto favorito nesse Incêndio (Lc 6. 27). Se amo qualquer outra coisa mais do que a Deus (idolatria), estou quebrando o primeiro mandamento resumido por Jesus Cristo ( amor a Deus). Tudo que amamos mais do que a Deus é pecado, nesse caso deixar de amar ao próximo que é o segundo mandamento dado por Jesus é pecado contra Deus e qualquer pecado contra Deus é desobediência ao primeiro mandamento. Logo, é impossível cumprir esses mandamentos para sermos salvos, pois quebramos não somente um mandamento, mas todos os mandamentos da Lei de Deus. Jesus não resumiu a lei para que ficasse mais fácil de cumpri-la  para sermos salvos por ela, dois mandamentos ao invés de dez, pois continua sendo a Lei e ninguém será justificado pelas obras da lei (Rm 3. 20; Gl 3.11), pois a lei serve para revelar o nosso pecado ( a lei diz para você salvar aquele estranho  no incêndio)e assim nos mostrar que precisamos de um salvador, nos conduzindo à Cristo.(Gl 3.24, 25).

Não nos aproximamos a Deus por cumprir a lei, pois a lei nunca foi e nunca será a mediadora entre e os homens. Nunca nenhum ser humano pecador amou ou irá amar a Deus e a seu próximo com a perfeição que Deus exige. O que define o Evangelho não é o nosso amor a Deus, mas o amor de Deus por nós, pois não  somos salvos porque amamos a Deus e ao nosso próximo, pois isso é lei, Somente Jesus Cristo amou a Deus e a seu próximo de forma perfeita, essa é a boa notícia da salvação, o Evangelho.

O Evangelho é a boa notícia de que o homem está sob a condenação da lei por transgredi-la, mas Deus amou pecadores antes da fundação do mundo e enviou seu único Filho para cumprir toda a lei e pagar a nossa dívida que adquirimos por não cumprir o que era exigido por Deus na lei, uma dívida eterna (inferno).

Jesus não veio ao mundo para dar um código moral que todos podem cumprir e serem salvos, Ele veio para para salvar os transgressores da lei de Deus. O Evangelho é Jesus Cristo fazendo o que não poderíamos fazer, sermos justificados por guardarmos os mandamentos. Ninguém é justificado, aceito, amado por Deus por obras de obediência aos mandamentos, mas unicamente pela graça mediante a Fé em Cristo Jesus.

Não quero dizer que os Cristãos podem viver no pecado, mas sendo uma nova criatura somos capacitados pelo Espírito Santo a cumprir a lei de Cristo, buscando uma vida de obediência a Deus por amor e gratidão e não para sermos salvos, pois nós o amamos porque Ele nos amou primeiro.

Quanto a sua resposta a pergunta inicial, não importa, pois, quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas uma das suas ordenanças, torna-se culpado de quebrá-la integralmente.(Tg 2.10). O perdão para todos os culpados está somente em Cristo.

Soli Deo Gloria.

Thiago Vieira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO?

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO? Muito se discute a respeito de um tal de linguas dos anjos, alguns chegam a afirmar que a lingua dos anjos são as línguas faladas nos círculos pentecostais de hoje "os famosos labaxurias decantarabias" mas será? O texto que me intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. Mas afinal, que línguas são essas? Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem? (1) O texto em suma é este: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). A primeira coisa a se compreender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais que os anjos falam. Sempre que anjos são mencionados conversando com p...

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.  A Igreja Presbiteriana do Brasil aplica o batismo infantil aos filhos dos crentes. Mas, a sua base bíblica e teológica difere dos argumentos usados pelos católicos romanos sobre a mesma prática.  Primeiro, o batismo infantil presbiteriano não regenera a criança batizada, mas sinaliza que os filhos dos crentes pertencem à igreja. O batismo infantil católico ele é aplicado aos bebes como uma necessidade para remover o pecado original e, portanto regenerativo ou salvador (o batismo é ex opere operato).  Segundo, o batismo infantil presbiteriano se baseia na doutrina da aliança da graça de Deus. Ele representa o relacionamento de aliança que os cristãos têm com Deus de uma maneira análoga à circuncisão sob a Antiga Aliança.  Como os hebreus trouxeram seus filhos para a circuncisão para simbolizar sua participação no povo da aliança, os cristãos trazem seus filhos...

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? O LENÇO DOBRADO (João 20,7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo... aquele que Jesus tanto amara {João} e disse-lhe ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram." Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver... O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele t...