Pular para o conteúdo principal

E-MAIL A UM JOVEM QUE USA TERMÔMETRO PARA MEDIR PREGAÇÃO

E-MAIL A UM JOVEM QUE USA TERMÔMETRO PARA MEDIR PREGAÇÃO
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
De: Augustus Nicodemus
Para: Cazuza@retete.com.br
Ref: A pregação “fria” do pastor Van Dort
Data: 21/05/2018
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Meu caro Cazuza,

Fiquei pensando na conversa que tivemos e naquilo que você me disse sobre o pastor João Martinho, que você achou o culto da igreja dele ontem muito frio, e a pregação dele também.

Na hora, eu não consegui lhe responder, mas hoje pela manhã, depois de pensar e refletir sobre o que você disse, resolvi lhe mandar essa mensagem. Eu conheço o pastor João Martinho, e sei que ele é um homem de Deus, que anda nos caminhos do Senhor, prega a Palavra dele fielmente. É um homem de oração e piedoso.

Por isso, fiquei pensando por que você teria considerado o culto e a pregação na igreja dele como “frios”. Se para você um pregador “quente” é aquele que prega gritando, que usa frases de efeito do tipo “repita comigo” ou “diga agora para seu irmão ao lado...”, que fala frases que ninguém entende no meio da pregação, que fica repetindo “glóriasssssss...” ou “aleluiasssssss...” depois de cada frase mais empolgada e andando de um lado para o outro no palco ou mesmo pelo meio da igreja, que fica dizendo que Deus lhe disse isso ou aquilo, e que conta várias histórias de curas e milagres que fez na semana anterior, então certamente o João Martinho é frio mesmo. Ele não faz nada disso na pregação. Mas, pensando bem, nem Paulo, nem os demais apóstolos e nem o próprio Jesus faziam, né?

Sobre o culto da igreja dele, se você considera um culto “quente” e espiritual aqueles em que as pessoas ficam dançando ou pulando, ou caindo no chão acometidas de tremores, em que os “levitas” levam o povo a ficar repetindo refrões e frases como se fosse um mantra, bem, então, o culto da igreja do João Martinho é frio mesmo. Mas, pera... quem tinha um culto parecido com esse que você considera quente era a igreja de Corinto, que Paulo chama de igreja carnal, não é mesmo?

O que me leva ao ponto central da minha mensagem para você: o que seria um culto e uma pregação “quentes” de acordo com a Bíblia? Já lhe expliquei que o batismo com fogo mencionado por João Batista é o juízo de Cristo sobre os ímpios, como quem queima a palha em fogo inextinguível (Mt 3:11-12), e que as línguas de fogo que apareceram sobre os discípulos no dia de Pentecostes representam apenas a obra purificadora e santificadora do Espírito Santo no coração dos que creem.

Ou seja, não vejo nada na Bíblia que me permita dizer que um culto ou uma pregação são “frios” porque não têm aquelas coisas que acontecem nos cultos que você está acostumado a frequentar, Cazuza.

Acho que a pergunta certa é: o que faz um culto e uma pregação serem marcados pela presença do Espírito Santo de Deus? E a resposta é, a fidelidade à Palavra de Deus. Um culto espiritual é aquele onde todas as suas partes e tudo que acontece nele está de acordo com a Palavra de Deus. E a pregação espiritual é aquela que expõe fielmente o ensino das Escrituras e como esse ensino se aplica aos corações dos ouvintes. É claro, tudo isso feito com entusiasmo, fervor e
alegria.

Em outras palavras, um culto pode ter barulho, gritaria, queda, movimentação, sermão cheio de frases de efeito e de experiências e ainda assim ser totalmente “frio”, para usar suas próprias palavras, pois de Bíblia não tem nada ou muito pouco.

Espero que essas palavras o ajudem a entender que o que muda as vidas não são aqueles momentos de intensa agitação emocional em um culto, mas o Espírito Santo aplicando nos corações a Palavra de Deus pregada.

Um abraço,

Pr. Augustus

*[esse e-mail é fictício]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO?

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO? Muito se discute a respeito de um tal de linguas dos anjos, alguns chegam a afirmar que a lingua dos anjos são as línguas faladas nos círculos pentecostais de hoje "os famosos labaxurias decantarabias" mas será? O texto que me intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. Mas afinal, que línguas são essas? Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem? (1) O texto em suma é este: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). A primeira coisa a se compreender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais que os anjos falam. Sempre que anjos são mencionados conversando com p...

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.  A Igreja Presbiteriana do Brasil aplica o batismo infantil aos filhos dos crentes. Mas, a sua base bíblica e teológica difere dos argumentos usados pelos católicos romanos sobre a mesma prática.  Primeiro, o batismo infantil presbiteriano não regenera a criança batizada, mas sinaliza que os filhos dos crentes pertencem à igreja. O batismo infantil católico ele é aplicado aos bebes como uma necessidade para remover o pecado original e, portanto regenerativo ou salvador (o batismo é ex opere operato).  Segundo, o batismo infantil presbiteriano se baseia na doutrina da aliança da graça de Deus. Ele representa o relacionamento de aliança que os cristãos têm com Deus de uma maneira análoga à circuncisão sob a Antiga Aliança.  Como os hebreus trouxeram seus filhos para a circuncisão para simbolizar sua participação no povo da aliança, os cristãos trazem seus filhos...

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? O LENÇO DOBRADO (João 20,7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo... aquele que Jesus tanto amara {João} e disse-lhe ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram." Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver... O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele t...