Pular para o conteúdo principal

Porque a única sabedoria que todos os eleitos adquirem na escola de Deus é ir a Cristo, pois o Pai, que o enviou, não pode negar a si mesmo.

Porque a única sabedoria que todos os eleitos adquirem na escola de Deus é ir a Cristo, pois o Pai, que o enviou, não pode negar a si mesmo.

Por João Calvino 

Está escrito nos Profetas.

Cristo confirma, pelo testemunho de Isaías, o que dissera: que ninguém pode ir a ele se o Pai não o trouxer. Ele usa a palavra profetas no plural, porque todas suas profecias estavam coligidas em um só volume, de modo a que todos os profetas fossem considerados um só livro. A passagem que é aqui citada se encontra em Isaías [54.13], onde, falando da restauração da Igreja, ele lhe promete que os filhos seriam ensinados pela instrução de Deus.
Daí facilmente poder inferir-se que a Igreja não pode ser restaurada de qualquer outra forma senão por Deus empreendendo o ofício de Mestre e conduzindo os crentes a si. O método de ensino, de que fala o profeta, não consiste meramente na voz externa, mas igualmente na operação secreta do Espírito Santo. Em suma, esta docência de Deus consiste na iluminação interior do coração.

E serão todos ensinados por Deus.

Quanto à palavra todos, ela deve limitar-se aos eleitos, os únicos que são verdadeiros filhos da Igreja. Ora, não é difícil ver de que maneira Cristo aplica esta predição ao presente tema. Isaías mostra que somente então é a Igreja verdadeiramente edíficada, ou seja: quando ela tiver seus filhos instruídos por Deus. Cristo, pois, com razão conclui que os homens não têm olhos para visualizar a luz da vida, a não ser que Deus os abra. Ào mesmo tempo, porém, ele se firma no termo geral: todos. Porque ele deduz dela que todos os que são ensinados por Deus são eficazmente trazidos, a fim de que venham, e a isto se relaciona o que imediatamente adiciona:

Todo aquele que de meu Pai ouviu e aprendeu.

O equivalente disto é: que todos quantos não creem são réprobos e condenados à destruição, porquanto todos os filhos da Igreja e herdeiros da vida são por Deus feitos seus discípulos obedientes. Daí, segue-se que não há um sequer, dentre todos os eleitos de Deus, que deixará de ser um participante da fé em Cristo. Repetindo, visto que Cristo previamente afirmara que os homens não têm condição de crer enquanto não forem atraídos, assim ele agora declara que a graça de Cristo, por meio da qual eles são atraídos, é eficaz, de sorte que necessariamente crerão. Estas duas sentenças subvertem completamente todo o poder do
livre-arbítrio sonhado pelos papistas. Pois se somente quando o Pai nos atrai é que começamos abraça Cristo, não há em nós qualquer princípio de fé, nem qualquer preparação para ela. Em contrapartida, se todos os que vão são aqueles a quem o Pai instrui, ele lhes dá não só a decisão de crer, mas também a própria fé [para crer]. Portanto, quando voluntariamente obedecemos à diretriz do Espírito, esta é uma parte e, por assim dizer, selagem da graça. Porque Deus não nos atraíria, se simplesmente estendesse sua mão e deixasse nossa vontade em um estado de indecisão. Mas, em estrita propriedade de linguagem lemos que ele nos atrai quando estende o poder de seu Espírito para o pleno efeito da fé. Lemos que ouvem a Deus, que voluntariamente permitem que Deus fale em seu íntimo, porque o Espírito Santo reina em seus corações.

Vem a mim.

Ele mostra a inseparável conexão que existe entre ele e o Pai. Pois o sentido é que é impossível que alguém seja discípulo de Deus e não obedeça a Cristo, e que os que rejeitam a Cristo se recusem a se deixar instruir por Deus. Porque a única sabedoria que todos os eleitos adquirem na escola de Deus é ir a Cristo, pois o Pai, que o enviou, não pode negar a si mesmo.

Comentários João Calvino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO?

LÍNGUAS DOS ANJOS? O QUE É? EXISTE MESMO? Muito se discute a respeito de um tal de linguas dos anjos, alguns chegam a afirmar que a lingua dos anjos são as línguas faladas nos círculos pentecostais de hoje "os famosos labaxurias decantarabias" mas será? O texto que me intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. Mas afinal, que línguas são essas? Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem? (1) O texto em suma é este: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). A primeira coisa a se compreender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais que os anjos falam. Sempre que anjos são mencionados conversando com p...

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

DIFERENÇAS ENTRE O BATISMO INFANTIL PRESBITERIANO E O BATISMO INFANTIL DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.  A Igreja Presbiteriana do Brasil aplica o batismo infantil aos filhos dos crentes. Mas, a sua base bíblica e teológica difere dos argumentos usados pelos católicos romanos sobre a mesma prática.  Primeiro, o batismo infantil presbiteriano não regenera a criança batizada, mas sinaliza que os filhos dos crentes pertencem à igreja. O batismo infantil católico ele é aplicado aos bebes como uma necessidade para remover o pecado original e, portanto regenerativo ou salvador (o batismo é ex opere operato).  Segundo, o batismo infantil presbiteriano se baseia na doutrina da aliança da graça de Deus. Ele representa o relacionamento de aliança que os cristãos têm com Deus de uma maneira análoga à circuncisão sob a Antiga Aliança.  Como os hebreus trouxeram seus filhos para a circuncisão para simbolizar sua participação no povo da aliança, os cristãos trazem seus filhos...

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?

POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? O LENÇO DOBRADO (João 20,7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe. Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo... aquele que Jesus tanto amara {João} e disse-lhe ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram." Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver... O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele t...