REFORMADO OU RENOVADO?
Por Ben Gardner
Hoje em dia se nota muito comentário acerca das igrejas reformadas e das igrejas renovadas. Parece que a cada momento aparece uma ou outra congregação preocupada somente em se mostrar reformada ou renovada. Muitas vezes, estas igrejas querem provar-se descendentes espirituais do Dia de Pentecostes, como no caso das renovadas, ou, como no caso das reformadas, herdeiros de um ou outro reformador, tal como João Calvino, Martinho Lutero ou Ulrich Zwingli, famosos reformadores da Igreja Católica na Europa nos anos 1500.
As igrejas renovadas e reformadas quase sempre são caracterizadas pela ênfase que dão à ortodoxia, como no caso das igrejas Presbiterianas e Batistas reformadas, ou ao avivamento espiritual, o falar em línguas e vários outros aspectos carismáticos, como no caso das igrejas renovadas.
Primeiro, o que diz a Bíblia acerca da renovação? Um versículo bastante usado pelos carismáticos e os que pregam a necessidade da renovação é Romanos 12:2 (E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus). A renovação da mente carnal através de métodos humanos, é uma ignorância extrema que afirma que o Dia de Pentecoste deve ser repetida semanalmente, e, em alguns casos, diariamente, têm levado muitas pessoas a praticar besteiras religiosas. Parece os sacerdotes de Baal em 1 Reis 18: eles pulam, gritam e se envergonham na presença de seus familiares e amigos, crendo que a gritaria e um samba espiritual poderia agradar a Deus. A verdade bíblica contradiz estes hábitos carnais e ignorantes. Devemos renovar as nossas mentes, sim, mas isto não ocorre através da gritaria e no “falar em línguas estranhas”, nem mesmo em desejar a trazer de volta o Dia de Pentecoste. A Bíblia dita que devemos nos renovar deixando de lado o mundo e a sua influência corrompedora.
Como disse Cristo em João 18:36 - Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entretanto o meu reino não é daqui.
Se o reino de Deus não é deste mundo, qualquer método ou filosofia que garanta a trazer o mundo à igreja, ou exibir manias mundanas na adoração, está em plena contradição da Palavra de Deus. As igrejas renovadas, por mais sinceras que desejam ser, operam diariamente em erro, pois acreditam que o falar em línguas estranhas e a recriação do Dia de Pentecoste são evidências da salvação e, portanto, necessárias para a vida cristã vitoriosa. Melhor seria se deixassem de lado os métodos e filosofias humanas e procurassem atender aos ensinamentos Bíblicos, pois na Bíblia - e não no pular ou linguajar - temos o testemunho de Cristo. João 5:39 - Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim.
Quer ser renovada? Quer mesmo ser feito novo? Quer deixar de lado o pecado? Se for este o seu desejo, saiba que a conformidade com a Bíblia requer uma submissão completa à vontade Divina. Tal vontade conhece somente através da Bíblia. A renovação verdadeira acontece quando a velha natureza for crucificada em submissão a Cristo (Romanos 6:6)
E as igrejas reformadas? O que diz a Bíblia acerca destes? Embora algumas igrejas errem por colocarem muita ênfase nos escritos dos reformadores e elevarem Calvino e Lutero à posição de um semi-deus, o conceito de ser reformado, por si mesmo, não é anti-Bíblico. Afinal, em Levítico 26:23-24 vemos: Se nem ainda com isto quiserdes voltar a mim, mas continuardes a andar contrariamente para comigo, eu também andarei contrariamente para convosco; e eu, eu mesmo, vos ferirei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados."
A palavra hebraica traduzida “voltar a mim”, poderia ser traduzida propriamente como “reformar” ou “voltar atrás”. Hoje em dia alguns pensam que a igreja começou na época de Calvino, Lutero e Zwingli. Algumas das igrejas que hoje trazem o nome de reformada, colocam demasiado ênfase nestes Reformadores. Essas igrejas proclamam e pregam as palavras destes homens e colocam a prática da ortodoxia ritualística acima da própria Palavra de Deus. É claro que certas pessoas sempre irão abusar um ou outro ensinamento Bíblico. Mas não por isso devemos rejeitar o princípio de ser reformada biblicamente. Sabemos que a igreja que Jesus Cristo instituiu, começou muito antes de João Calvino e seus compatriotas espirituais. Os próprios Reformadores reconhecerem isto, pois pregam o conceito da “Reformata et Semper Reformanda est”: reformada e sempre reformando. Analisando Levítico 26.23 e 24, eles estavam convictos da necessidade de a igreja estar sempre voltando atrás para ver se estava andando em conformidade com os princípios da Palavra de Deus. É interessante notar que este desejo, de estar sempre se examinando para verificar se a prática era coerente com os princípios Bíblicos, deu origem ao princípio de sola scriptura e ao princípio regulador na adoração. Sola Scriptura é a convicção de que a Bíblia é a única fonte de doutrina e é o único fundamento no qual baseamos a nossa prática. O princípio regulador ensina que somente podemos adorar a Deus corretamente na maneira que Ele instituiu e prescreveu na Palavra de Deus, e isso, sem adição de qualquer princípio humano.
Embora Atos 5:29 e Gálatas 1:8 já haviam demonstrados estes princípios desde o primeiro século, devemos ser muito grato pelos Reformadores Calvino, Lutero e Zwingli por escreverem livros fortalecendo tais conceitos e interpretando, de forma lógica, estes princípios Bíblicos. Porém, qualquer tentativa de reverenciar os próprios Reformadores, por mais sábios que fossem, deve ser rejeitada. Assim, muitas das igrejas auto-entituladas “reformadas”, hoje em dia devem ser analisadas com cautela, assim como as “igrejas renovadas”. Mesmo assim, eu creio que todo crente deve procurar ser renovado e reformado, biblicamente. Isso quer dizer que cada crente deve ser diariamente renovado, ou estimulado, a deixar toda a imundície da carne e a procurar a fazer melhor a vontade de Deus. Do mesmo modo ele deve buscar diariamente a ser reformado, conformado, à imagem de Cristo em tudo.
E você? Você é renovado e reformado biblicamente e diariamente? Se assim for, andarás em plena comunhão com Deus. Ou você se julga um sábio que não pode errar? Neste caso, Deus te julga um tolo, pois tu confias no seu próprio coração (Provérbios 28.26). Além de ser enganado nesta vida presente, não tem nenhuma esperança da graça de Deus, senão de ardente julgamento.
Por Ben Gardner
Comentários
Postar um comentário